[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]“Não é favor, pelo contrário: o poder público tem o dever de cumprir o seu papel. As ações são fruto de impostos que os cidadãos pagam”. A afirmativa é do presidente da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), Edson Caetano, dirigida na tarde de ontem, quarta-feira, para jovens e adultos que concluíram os cursos de Empreendedorismo e Inglês na sede da Fundação. Diante dos depoimentos dos treinandos e instrutores, ficou comprovada a qualidade dos cursos, inclusive, com o pedido da continuidade – curso avançado. Com certificados em mãos, a maioria pretende ingressar no mercado de trabalho ou, ainda, iniciar o seu pequeno negócio.

Durante a solenidade de entrega dos certificados, os alunos fizeram questão de destacar o desenvolvimento dos cursos, lembrando que a administração de Edvaldo Nogueira está de parabéns, por dar continuidade ao processo de qualificação profissional. Participaram da solenidade o presidente da Fundat, Edson Caetano; a coordenadora de qualificação profissional, Marta Rocha; coordenador do Credpovo e do Balcão de Intermediação de Mão-de-Obra, Jorge Lobo; a coordenadora da Unidade de Qualificação Profissional da Coroa do Meio, Edilza Souza; e o técnico do Credpovo, Agnaldo Araújo.

Priscila Macedo Oliveira, 16, concludente do curso de Inglês, buscou o treinamento visando o vestibular e, sobremaneira, sua preparação para o primeiro emprego. “Desejo trabalhar numa área ligada à comunicação. Não gosto de ficar muito reservada”, comenta.

O instrutor Iuri Ravel declarou que foi uma experiência nova, pois até então só havia ministrado aulas para crianças. “Aprendi junto com os alunos. Foi uma troca positiva de experiências. O aproveitamento foi magnífico e, com certeza, a turma não passará dificuldades diante da necessidade de aplicação do inglês”, conta.

Edson Caetano lembrou que a qualificação profissional vem sendo desenvolvida pela Fundat desde 2001. “A capacitação facilita o acesso ao mercado de trabalho”, disse o presidente, acrescentando que a Prefeitura tem condições de dar continuidade ao curso de Inglês Avançado, uma solicitação da turma.

Caetano disse ainda que até 2005, os dados comprovam a profissionalização de 25.600 pessoas em cerca de 60 cursos diferentes. “A capacitação também representa uma melhor qualidade de vida”, ressalta.

Empreendedorismo

Participar do curso de Empreendedorismo é uma oportunidade para o aprendizado na condução de um negócio. A maioria dos treinandos deseja implantar ou incrementar um empreendimento e, para tanto, busca na Fundat linhas de financiamento.

O curso foi ministrado pelo coordenador do Credpovo, Jorge Lobo. Na entrega dos certificados, a empreendedora Graziela Cristina Aragão falou sobre a importância e o papel que a Prefeitura vem desempenhando junto à sociedade. “As linhas de financiamento são convidativas, com juros abaixo do mercado. É uma oportunidade para iniciarmos o nosso negócio e, porque não, nos tornarmos cidadãos”, comenta.

O presidente da Fundat lembrou que quando o Credpovo foi implantado, a idéia foi para despertar o empreendedorismo, não o crédito pelo simples crédito, mas também o acompanhamento dos empreendimentos por parte de técnicos capacitados pensando no futuro.

Durante a solenidade de conclusão dos cursos de Empreendedorismo e Inglês, o presidente da Fundat citou que o Credpovo operacionaliza com quatro bancos oficiais. “Estamos cumprindo a nossa missão, que é a geração de emprego e renda”, enfatiza.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.