[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Nos próximos dias 15, 16 e 17 de maio, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) através da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos de Sergipe (CNCDO/SE), vai promover o Primeiro Curso de Captação e Preservação da Córnea. A atividade é voltada para profissionais de enfermagem de todo o Estado será realizada gratuitamente no auditório do Curso de Enfermagem da Universidade Tiradentes (Unit – Campus Farolândia).

A proposta é orientar aqueles que trabalham diariamente nas unidades hospitalares a auxiliar na identificação de potenciais doadores de córnea. "Sabemos que com mais informação e conscientização, podemos ampliar a oferta de córnea e assim diminuir o tempo de espera", informa Benito Oliveira Fernandez, coordenador da Central de Transplantes de Sergipe.

O curso será ministrado por Célia Kiyoco Yamagushi, enfermeira chefe do Banco de Olhos do Distrito Federal (DF), uma instituição criada no ano de 2002 com o foco voltado para os pacientes que necessitam de um transplante deste tecido. O Banco do Distrito Federal capta, processa e avalia córneas, além da oferecer capacitações sobre o tema para público especializado ou população em geral de todo o Brasil.

"O curso é voltado para enfermeiros, principalmente os que trabalham nos hospitais  regionais, como os  de Estância, Propriá, Itabaiana e Nossa Senhora do Socorro, pois  queremos interiorizar  a captação  de córnea", explicou o coordenador da Central de Transplante.

No dia 15, a atividade acontecerá das 13h às 17h. Na sexta-feira, 16, o curso vai das 8h às 12h e das 14h às 17h. Já no sábado, 17, as aulas serão das 7h30min às 12h.

Estatísticas

Segundo dados da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos de Sergipe (CNCDO/SE), em 2008 foram realizados 20 transplantes de córnea. Atualmente, 375 pessoas aguardam na lista de espera.

"Queremos diminuir o tempo de angústia das famílias. Pretendemos capacitar principalmente os enfermeiros dos hospitais regionais para que a gente possa interiorizar a captação e reverter as estatísticas. Por isso é importante que as prefeituras municipais estimulem a vinda desses profissionais até Aracaju", ressalta Benito Fernandez.

Desde que foi criada, em 2000, a Central de Transplantes de Sergipe já viabilizou 500  transplantes de órgãos e tecidos no Estado, dos quais 418 de córnea. Em Sergipe, há atualmente 641 pacientes na fila à espera de um órgão ou tecido para transplante. Deste total, 375 aguardam por uma córnea.

Inscrições

As inscrições para o  Curso de Captação e Preservação da Córnea podem ser realizadas gratuitamente na Central de Transplantes de Sergipe, em anexo ao Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), na Avenida Tancredo Neves, s/n, bairro Capucho, Aracaju/SE. Mais informações pelos telefones (79) 3259-2899 e (79) 3259-3491, fax (79) 3259-3491 ou através do e-mail transplante@saude.se.gov.br .

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.