[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Muito mais do que um simples curso, a oficina de Horticultura Orgânica se tornou para os alunos uma oportunidade de aprender uma nova profissão e gerar renda e bem estar para suas famílias. A oficina é promovida pela Ong Missão Criança, numa parceria com a Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Petrobras e Sebrae.

De acordo com o professor Ademilson Vieira Santos, engenheiro agrônomo, os alunos já aprenderam a fazer muitas coisas. “Essa é uma turma muito esforçada e atenciosa. Eles já aprenderam a fazer as sementeiras e o respectivo semeio. Aprenderam também a fazer o transplante, o plantio direto e as práticas culturais de regas, eliminação de ervas daninhas e adubação nas covas de plantio”, disse.

Até o momento, os alunos já tiveram a oportunidade de plantar tomate, pimentão, couve, alface, coentro, rabanete, cebolinha, quiabo, berinjela e abobrinha. “Como já efetuamos o plantio dessas sementes, o nosso trabalho agora e regar e observar o desenvolvimento do plantio. Daqui a uns 20 dias começaremos a colher o rabanete e o coentro e o restante dentro de no máximo 40 dias”, explicou o professor.

Além das técnicas agrícolas, os alunos estão tendo ainda todos os dias antes das aulas práticas, o contato com a cidadania. “Antes das aulas, realizamos palestras com os alunos, onde trabalhamos temas transversais e de direitos humanos. Trabalhando esses temas percebemos que eles conseguem elevar sua auto-estima e se sentirem mais integrados na sociedade, e conscientes de que têm direitos e deveres iguais”, revelou a coordenadora de projetos da ong, Vera Souza.

Para a aluna Maria São Pedro, essa oficina, além de uma terapia, será a chance de aprender uma profissão de verdade. “Aprender uma profissão é muito bom, mexer com a natureza é muito gostoso e ainda poder ganhar dinheiro com isso é melhor ainda. Estou adorando esse curso, aqui eu me distraio, me divirto com minhas amigas e estou aprendendo coisas que jamais sonhei em aprender”, destacou a vendedora de frutas.

Outra aluna bastante satisfeita em poder participar da oficina é a dona de casa Fátima Conceição Santos. “Estou muito feliz e adorando fazer parte dessa oficina. Estou me dedicando e aprendendo tudo que eu puder, pois pretendo fazer uma horta no quintal da minha casa para melhorar a qualidade alimentar da minha família e poder também comercializar alguns produtos”, afirmou.

As aulas estão sendo realizadas nas dependências da Emsurb, no Parque da Sementeira, com duas turmas de 20 alunos cada. Uma turma tem aula segunda e quarta-feira e a outra terça e quinta-feira, das 8h às 10h.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.