[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O sonho de uma profissionalização e o acesso ao mercado de trabalho está bem próximo de ser realizado entre as 25 famílias já começaram a participar do curso de Higiene e Beleza promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), com a parceria do Governo Federal, por meio do Programa de Inclusão Produtiva.

O curso de Higiene e Beleza, que está sendo oferecido no Centro de Referência Especializado da Assistência Social Professor Gonçalo Rollemberg Leite, no bairro José Conrado de Araújo, é mais uma das diversas ações da Semasc realizadas na perspectiva de incentivar a autonomia financeira e o empreendedorismo de homens e mulheres, especialmente os beneficiários do Bolsa Família. Com as aulas que recebem, estes grupos estão tendo a oportunidade de aprender técnicas de beleza, com a orientação do profissional Gil Santos, que vem ensinando todas as noções de corte, alisamento, escova entre tantas outras importantes técnicas para este ramo profissional.

Com duração de três meses e carga horária de 260 horas/aula, o curso de Higiene e Beleza é dividido em três módulos. No módulo básico, os alunos começam a ter acesso a informações sobre relações interpessoais. No segundo, os alunos se dedicarão às aulas práticas e o último módulo será dirigido à gestão empreendedora, que vai orientá-los sobre a importância de um bom atendimento ao cliente e o incentivo ao empreendedorismo.

Os alunos comemoram a iniciativa da Semasc pela oportunidade que estão obtendo. O curso vem motivando Anailde de Oliveira Almeida, que está desempregada há um bom tempo. “Eu estou muito empolgada com esse curso. Já me considero até uma empresária”, brinca, entre risos. “Entrei aqui disposta para aprender mesmo. Quero ajudar na minha casa, pois estou sem trabalho e meu marido também está desempregado. Tenho certeza que esse curso vai ajudar a melhorar minha vida e da minha família”, complementa Anailde, bastante confiante.

Na avaliação do professor Gil Santos, parte dos alunos já está preparada para o mercado de trabalho. “Tem alguns aqui que já se desenvolveram bastante e já podem trabalhar em qualquer salão. Eles estão motivados com o curso e, na minha percepção, acho que sairão daqui ótimos profissionais. Alguns não sabiam nem pegar na escova direito e hoje tem uma habilidade impressionante”, comenta o instrutor.

Essa habilidade foi percebida em Gilvan Fonseca da Silva, 18. Ele já cortava cabelos, mas atuava apenas com máquina elétrica. Ele está agora tendo a oportunidade de se aperfeiçoar para montar seu próprio negócio. “Eu só cortava cabelo masculino e agora estou aprendendo corte feminino e isso vai ser muito bom para mim já que eu penso em abrir meu próprio salão”, revela.

O vigilante Adelmo Costa Silva está aproveitando a oportunidade para adquirir mais uma profissão. “Meu interesse em fazer esse curso foi para ganhar um dinheiro extra já que eu posso montar meu próprio negócio. Como vigilante, eu trabalho um dia e folgo dois, então, eu posso conciliar as duas profissões e aumentar a minha renda”, diz. “Eu estou adorando esse curso e me esforço bastante para aprender tudo que o professor fala”, diz Adelmo.

Yvanízia da Anunciação Santos, 23, não perde nenhuma aula. “Eu sempre gostei de mexer em cabelo. Então, tive a oportunidade e estou abraçando. É uma maravilha esse curso porque estou desempregada e isso deixa a pessoa desanimada, mas aqui estou sendo motivada e vou investir em mim já que estou me saindo muito bem. Agora só penso em acabar o curso e montar meu próprio salão”, revela.

Para a diretora do Centro de Referência Especializado da Assistência Social Professor Gonçalo Rollemberg Leite, Maria Íris Silva Nascimento Ferreira, esse curso está elevando a auto-estima dos alunos e proporcionando novas perspectivas a essas famílias. “A gente percebe que eles estão bem interessados e essa oportunidade também faz com que eles aproveitem mais o tempo deles, já que a maioria é mãe, que não tem trabalho e a maioria do tempo fica em casa sem nenhuma atividade”, comenta. “Então, aqui elas estão se ocupando com uma atividade que pode gerar renda para elas e o propósito do curso é esse”.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.