Curso gratuito de audiovisual oferecido pela PMA tem grande procura
“A gente já está com esse número de inscrições, antes mesmo de concluir a divulgação. Temos recebido inclusive e-mails de outros Estados, de pessoas perguntando se tem como participar. Um curso como esse, com os profissionais que a gente utiliza, teria uma mensalidade de no mínimo R$ 1 mil em outros locais”, afirmou a diretora pedagógica do Núcleo, Gabriela Caldas.
Ela conta que o curso, que está na segunda turma, tem hoje um atrativo a mais. “Com a chegada da TV digital, com a convergência de mídias, vai haver um espaço maior para a produção audiovisual. Com isso, a gente tem que estar preparado, porque há uma tendência em descentralizar a produção de conteúdo, que antes vinha do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte. Com todas essas mudanças, há um fortalecimento da produção em outros Estados brasileiros”, apontou a coordenadora.
O público-alvo do curso é formado por pessoas que tenham concluído o ensino médio. “A pessoa deve ter vontade de aprender essas novas linguagens, de fazer uma obra audiovisual, de conhecer a história do cinema, de aprender a lidar com os equipamentos. Não só interesse, mas também disponibilidade e comprometimento, porque são quarto módulos, todas as noites, das 18h30 às 22h30, e poucas vagas. Então a gente quer que quem entre realmente tenha esse compromisso de ir até o fim, para não tirar a vaga de outra pessoa”, ressaltou Gabriela Caldas.
As inscrições estão sendo realizadas até o próximo dia 21, no site da Prefeitura de Aracaju (www.aracaju.se.gov.br), e a seleção será feita em duas fases. A primeira levará em conta as respostas da ficha de inscrição. “A partir do desempenho dessas pessoas em responder as perguntas, você vê que ela revela um olho cinematográfico, que a pessoa realmente consegue descrever com palavras o que ela quer demonstrar em imagem. Então eu aconselho as pessoas a não responderem de qualquer jeito, a pensar bem, a ter critérios nas suas respostas, porque isso vai contar muito”, orienta a coordenadora. A partir da pré-seleção das fichas, haverá a segunda e última fase que será a entrevista.
Resultados positivos
Gabriela Caldas analisa como fundamentais iniciativas como a do NPDOV no cenário audiovisual. “O projeto do Núcleo é muito importante, justamente porque visa fortalecer a nossa produção audiovisual. Essa busca de formar novos realizadores, seja nos cursos, nas oficinas, na cessão de equipamentos é de extrema importância”, afirmou.
Ela avalia também como positivos os resultados já alcançados pelo NPDOV em seu primeiro ano. “Eu acho que o resultado pelo burburinho de realização que está tendo na cidade após o primeiro ano do núcleo é favorável. Agente conseguiu apoiar várias produções na cidade, umas três obras independentes, fora o edital, e quando eu falo em apoiar é que a gente cede equipamentos, empresta câmera ou equipamentos de luz e isso é importante, porque ou você tinha apoio de empresas de publicidade ou você tinha que alugar e esses equipamentos são caríssimos. A gente cede esses equipamentos de acordo com a viabilidade do projeto apresentado e isso por si só já é um grande avanço no cenário, tornando muito possível você realizar uma obra audiovisual”, aponta.
Ela acredita que no próximo Festival Luso-Brasileiro de Curtas Metragens de Sergipe (Curta-SE) os resultados poderão ser ainda mais visíveis. “O grande diferencial vai ser no próximo Curta-SE. A produção vai aumentar, vai ter mais sergipanos concorrendo e a gente vai ver que houve uma mudança substancial no mercado”, aposta.
Confira abaixo a programação de cada disciplina do 1º módulo do curso:
1. História do Cinema I
Carga Horária: 20 horas (5 dias, 4 horas cada dia)
Data: 7 a 11 de janeiro
Horário: 18h30 às 22h30
Professor: Caio Amado (SE)
Ementa: A pré-história do cinema e seus pioneiros, o nascimento da linguagem cinematográfica. Panorama da produção cinematográfica mundial, destacando os principais momentos, as obras e os realizadores.
2. História do Cinema II – Cinema Brasileiro
Carga Horária: 20 horas (5 dias, 4 horas cada dia)
Data: 14 a 18 de janeiro
Horário: 18h30 às 22h30
Professor: Daniel Caetano (RJ)
Ementa: Panorama da história e da produção cinematográfica brasileira, destacando os principais momentos, as obras e os realizadores.
3. História do Cinema III: Panorama do Cinema Contemporâneo
Carga Horária: 20 horas (5 dias, 4 horas cada dia)
Data: 21 a 25 de janeiro
Sugestão de professor: Fábio Camarneiro (SP)
Ementa: Uma reflexão sobre a produção cinematográfica contemporânea (brasileira e mundial).
4. Teorias do Cinema
Carga Horária: 20 horas (5 dias, 4 horas cada dia).
Data: 28 de janeiro a 1º de fevereiro
Horário: 18h30 às 22h30
Professor: Alexandre Figueroa (PE)
Ementa: Estudo das principais correntes, escolas ou movimentos cinematográficos e principais realizadores, enquanto momentos históricos constitutivos da experiência e da tradição cinematográficas.
5. Crítica e Cinema
Carga Horária: 20 horas (Cinco dias, 4 horas cada)
Data: 4 a 8 de fevereiro
Horário: 18h30 às 22h30
Professor: Francis Vogner dos Reis
Ementa: Introdução ao pensamento crítico do cinema, através de métodos de aproximação com a análise fílmica, a partir de exemplos concretos e da história da teoria e crítica do cinema (brasileiro e mundial).
6. Estética do Audiovisual
Carga Horária: 20 horas (5 dias, 4 horas cada dia)
Data: 11 a 15 de fevereiro
Horário: 18h30 às 22h30
Professora: Maira Ezequiel (SE)
Ementa: Estudo da gramática dos elementos de percepção visual que compõe o quadro cinematográfico.[/vc_column_text][/vc_column]
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