[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Começou na segunda-feira, 12, o projeto Educação em Segurança Alimentar e Nutricional, que visa formar multiplicadores do aproveitamento integral dos alimentos. O projeto vai acontecer, inicialmente, em seis municípios sergipanos, com cursos de uma semana de duração, formando 25 multiplicadores em cada cidade, para difundir o conhecimento entre a população carente.

O projeto da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) tem o Serviço Social da Indústria (Sesi) como executor, através de uma nova formatação do projeto Cozinha Brasil, e as prefeituras como apoiadores. "O foco do nosso projeto é aproveitamento integral dos alimentos, eliminando o desperdício na casa das famílias vulneráveis socialmente, proporcionando uma maior ingestão de nutrientes, melhorando a sobrevivência e o enfrentamento das dificuldades", explicou Ana Lucia Menezes, secretária de Inclusão Social.

A primeira cidade a receber o projeto é Canindé do São Francisco. Representantes da sociedade civil, como Pastoral da Criança e Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), e pessoas de órgãos governamentais, como merendeiras e cozinheiras de hospitais, estão participando do curso.

Segundo a secretária de Ação Social de Canindé do São Francisco, Roseane Lúcia, o curso é importante para a população carente. "O curso ensina como aproveitar o alimento como um todo, usando tudo de maneira correta e higiência, o que possibilita uma melhor alimentação e evita problemas de saúde". A parte teórica do curso acontece na Secretaria de Agricultura do município e a parte prática, no forródromo.

"A gente, que mora na roça, não sabe aproveitar direito os alimentos e agora teremos uma alimentação de melhor qualidade", disse Ana Paula Nogueira, do MPA. "Nós estamos agregando conhecimento e qualidade de vida, pois já trabalhamos com hortas orgânicas", acrescentou. O MPA, em Sergipe, atua em Canindé do São Francisco, Monte Alegre e Poço Redondo, atendendo a cerca de mil famílias. "Agora, é passar o conhecimento adiante", disse Ana Paula.

Rosenilde de Souza Silva, voluntária da Pastoral da Criança, ficou contente quando viu a possibilidade de ajudar ainda mais as crianças da cidade. "A Pastoral tem poucos recursos e, com esse curso, poderemos economizar mais e ampliar o cardápio das crianças, aproveitando tudo que temos. Não vão faltar lanche e alimentos saudáveis para as crianças", disse Rosenilde.

O curso

O curso trabalha desde a higiene de quem vai cozinhar até o aproveitamento total dos alimentos em casa e o maior objetivo é evitar o desperdício. "Estas pessoas representam comunidade que vivem em situação difícil e não desperdiçando os alimentos em casa, é possível melhorar a qualidade de vida, garantindo alimentação saudável sempre presente à mesa", explicou a instrutora e nutricionista Annelyse Torres. "São coisas simples e fáceis que podem ser feitas em casa, para a merenda escolar, para a alimentação num hospital. É legal ver a surpresa e o entusiasmo no rosto deles", acrescentou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.