[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Crianças e adolescentes estão tendo a oportunidade de se aperfeiçoar na arte musical através dos cursos oferecidos pela Escola Municipal de Artes (Emart), da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju). Com o objetivo de incentivar e desenvolver aptidões artísticas, além de descobrir novos talentos na cidade, a escola mantida pela Prefeitura de Aracaju oferece no total 13 cursos de artes, entre eles o de violino, que tem atraído cada vez mais um número maior de alunos.

Apesar de ser considerado um instrumento difícil de ser tocado, devido à postura e por não ter notas fixas como os demais instrumentos, o violino encanta cerca de 40 crianças e adolescentes que participam desse curso na Emart.

De acordo com o professor Emmanuel Vasconcelos, o curso de violino é realizado duas vezes por semana, quando os alunos aprendem a teoria e prática sobre o instrumento. “Nas aulas teóricas, nossos alunos têm noções das letras, da parte técnica do instrumento, da postura. Na aula prática eles aprendem a tocar canções em vários estilos”, garante Emmanuel.

O professor disse ainda que a procura por esse curso é bastante concorrida, e o que mais surpreendeu foi a quantidade de alunos jovens querendo aprender mais sobre o instrumento. “Como músico, fico muito feliz em ver cada vez mais cedo o interesse de crianças e adolescentes pela música, e ainda por um instrumento difícil como é o violino”, destacou.

A aluna Stefânia Nogueira, 12 anos, confessa que sempre teve vontade de aprender a tocar violino. “Faço violino há dois anos, e era o meu sonho. Então resolvi pedir a minha mãe para me inscrever no curso”, afirma. Já para Bárbara de Oliveira, 11 anos, que também estuda o violino há dois anos, o que mais a incentivou a praticar esse instrumento foi a beleza. “Achava muito bonito ver alguém tocando o violino, então quis aprender a tocar também, e quando crescer espero tocar numa orquestra”, disse a aluna.

SOBRE A ESCOLA:

A Escola Municipal de Artes é formada por dezoito professores e disponibiliza ainda os cursos de violão, flauta doce, saxofone, clarinete, teclado, percussão, baixo, teoria musical, harmonia e improvisação, canto coral, dança e teatro. A instituição estará abrindo vagas para novas turmas no mês de julho.

A Emart fica localiza na avenida Pedro Paes Azevedo, 761, no bairro Grageru. Funcionários municipais e pessoas comprovadamente carentes são isentas da taxa cobrada na inscrição. Para maiores informações o telefone da escola é: 3179-1550.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.