Curso de Luteria atrai jovens do bairro Jardim Esperança
As aulas estão acontecendo desde o final de agosto diariamente na unidade produtiva do bairro, das 14h às 18h, sob a orientação do instrutor e músico Nino Karva, que há oito anos também atua como luthier. Segundo ele, trata-se de um curso de iniciação dos alunos nessa arte. “Tivemos uma primeira etapa de discussões teóricas e estamos atualmente restaurando violões acústicos, que foram recolhidos na comunidade ou trazidos pelos alunos”, contou.
Após essa fase, tem início a construção de novos instrumentos. Serão fabricados 10 violões sólidos elétricos, mais viáveis economicamente. Estes ficarão parte com a Fundat e outra será sorteada entre os aprendizes. Um deles, Frederico Sampaio, é músico e tem a sua primeira experiência na Luteria. “Estou gostando, acho que estou me identificando. É um projeto muito bom, temos que agradecer ao Nino, pois quem sabe essa arte não quer ensinar a ninguém por causa da concorrência”, opinou.
Como não é necessário tocar um instrumento para querer consertá-lo ou fabricá-lo, o estudante Lisandro Cruz, 17 anos, que não toca, mas ainda quer aprender, se interessou muito pelo curso quando ficou sabendo dele através de amigos. “Estou indo bem, aprendendo e gostando do curso. Eu achava que seria chato, cansativo, mas está sendo melhor do que eu imaginava”, contou.
Em 2004 dois outros bairros tiveram edições do mesmo curso, Coroa do Meio e Industrial, que capacitou 25 pessoas. De acordo com Nino Karva, tanto nos primeiros, como agora, existem bons alunos. Por isso, a idéia é aproveitar esses talentos numa unidade produtiva de instrumentos. A renda arrecadada com a venda seria revertida para a unidade e dividida. Esse é um projeto para o próximo ano.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Curso de Luteria atrai jovens do bairro Jardim Esperança – Fotos: Wellington Barreto