[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A fotografia como expressão, o cinema, a linguagem e a arte são elementos de inspiração e estudo para professores da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) que, através do Centro de Aperfeiçoamento e Recursos Humanos (Cemarh), no bairro Siqueira Campos, participam do Curso ‘A Linguagem Cinematográfica na Escola’.

Buscando alternativas que possibilitem a ampliação cultural e social da linguagem, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), integrada à Rede Nacional de Formação Continuada, oferece aos professores, dentro do Programa Horas de Estudo, cursos em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

O curso tem a proposta de aprofundamento teórico e enriquecimento cultural dos docentes, uma vez que associa o ensino da linguagem, códigos e suas tecnologias ao cinema, outras disciplinas e às artes. Durante os cinco meses, serão abordados temas como: O cinema e Linguagem: Uma abordagem Sociolingüística; Cinema e Educação: Uma Abordagem Sociológica; Cinema e Artes: As Artes na Sétima Arte e Cinema; O tempo e o Espaço.

‘Linguagem Cinematográfica’, que foi iniciado no último dia 24 de agosto, está sendo ministrado por professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa – Paraná, e tem carga horária de 80 horas/aulas. O curso é destinado a 25 escolas da Rede Municipal e tem término previsto para dezembro.

De acordo com uma das ministrantes, a professora de artes, Marice Fassínea, vídeos, dinâmica, técnica de fotografia, entre outros, estão inseridos no conteúdo programático. “O objetivo é incluir a linguagem das artes dentro do cinema, provocando um olhar diferenciado para o cinema”, comenta.

Já para a professora da Rede Municipal há três anos, Maria Augusta , este é o segundo curso que participa pela PMA. “Com certeza vou sair daqui pensando de forma diferente, aprender a trabalhar a língua, a cultura e usar a fala do aluno de forma diferente. É um novo conceito, uma nova abordagem”, diz, complementando que essa é a diferença do Programa Horas de Estudo da PMA. “Isso permite que o professor planeje, conheça e tenha orientação dos ministrantes”, acrescenta Maria Augusta.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.