Curso de Libras oferecido pela Prefeitura de Aracaju capacita 50 pessoas
Segundo a coordenadora da sessão de Ação e Extensão Cultural da Biblioteca, Carmen Lúcia Pereira, foram passadas noções básicas de Libras em 60 horas/aulas, que tiveram o uso de vídeos e muita conversação. “Foi a primeira vez que o curso foi ofertado e a procura foi muito grande. A pretensão é continuar no próximo ano, para complementar a carga horária dessas duas turmas, porque o ideal são 120 horas. Além disso, também abrir para novas turmas”, informou a coordenadora.
O curso foi todo apostilado e contou com três avaliações, teóricas e práticas, em Português e Libras. Os alunos tiveram que alcançar média 7,0 e ter 75% de freqüência para conseguir a aprovação e ter direito ao certificado. Para Fábio Alves, um dos instrutores do curso, essa foi uma ótima iniciativa municipal. “É preciso que profissionais da prefeitura conheçam a língua dos sinais para se comunicar com os surdos que precisam dos serviços públicos. Quando precisamos ir ao médico, por exemplo, a comunicação é muito difícil”, contou o instrutor que é surdo, com a ajuda da interpretação de uma aluna.
A comunicação é a prioridade das aulas, já que se trata do aprendizado de mais um idioma. Foi em busca disso que Lícia Andréa Lima Souza, que tem um irmão surdo, recorreu ao curso. “Foi justamente isso que me levou a fazer o curso, que para mim foi muito proveitoso, muito importante porque ele me ajudou a me comunicar em libras com meu irmão, os amigos dele e a conhecer a comunidade deles. Hoje eu sou a intérprete dele em casa, porque ele sabe libras, mas não utilizava dentro de casa e hoje melhorou muito a nossa comunicação”, relatou satisfeita.
Pela utilização de sinais e regras próprias, a Libras torna-se difícil para alguns alunos, que ficaram com dúvidas de como praticar. Esse foi o caso da funcionária da biblioteca, Ana Maria Andrade. “Eu quis participar do curso para conhecer, por curiosidade também. Para mim foi uma experiência inicial, achei um pouco difícil, mas se tiver novamente vou dar continuidade e me dedicar para aprender mais, pois gostei muito de participar”, disse.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]