[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está promovendo um ‘Curso de Gestão Hospitalar’ para 100 gerentes da rede hospitalar de Sergipe. A aula inaugural, que contou com a presença do secretário Rogério Carvalho, aconteceu na manhã desta quarta-feira, 10, no Hotel Aquarius, na Orla de Atalaia. A capacitação deve durar sete meses e será realizada em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), por meio de um acordo de cooperação técnica com a Secretaria.

De acordo com Rogério Carvalho, o curso é um dos projetos da Secretaria para atingir a transformação que se pretende no Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe. "Não podemos pensar apenas em infra-estrutura. É preciso investir em inteligência para ter profissionais capazes de operar a política de saúde que está sendo implantada. Esse curso vai permitir que os gestores e gerentes produzam novas tecnologias para o cotidiano nas unidades hospitalares", afirmou.

Segundo o médico Gilberto Scarazatti, responsável pelo curso em Sergipe, o Governo está dando um grande passo ao buscar os conhecimentos e tecnologias da Universidade Federal de São Paulo. "Nos últimos anos, a Unifesp ganhou expertise na gestão hospitalar. Hoje a instituição administra 12 hospitais dentro de um complexo, diretamente ou por meio de sua organização social", disse.

Ele explicou que o curso não se restringe apenas a discussão de conceitos, mas que também possui momentos de dispersão em campo. "Durante o curso, com o apoio dos docentes da Unifesp, cada gestor vai desenvolver um projeto de transformação e qualificação dos hospitais. Ou seja, além de receberem a base conceitual, os profissionais vão intervindo e apresentando os resultados", comentou o médico.

Metodologia

O curso contará com 100 participantes e será organizado em duas turmas de 50 pessoas cada, divididas entre os profissionais que atuam na capital e no interior. A carga horária será de 170 horas com aulas quinzenais nos turnos da manhã e tarde. O encerramento acontecerá em maio de 2008, quando os participantes serão avaliados e receberão certificados da Unifesp.

Durante toda a capacitação, gestores e gerentes vão discutir diversos temas como Saúde do Trabalhador, Tendências Contemporâneas da Atenção e da Gestão Hospitalar, Planejamento Estratégico e Gerenciamento de Programas e Projetos em Saúde, entre outros. O debate sobre o tema ‘Sistema Único de Saúde (SUS): Desafios, Perspectivas e Tendências’ marcou a abertura do evento.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.