[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A noite desta quinta-feira, 20, foi regada a muito requinte e sofisticação no Centro Municipal de Pacatuba. Na ocasião, aconteceu a conclusão do curso de garçom básico promovido pela Secretária de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), através do Programa Sergipano de Qualificação Profissional ‘Novos Rumos’. 

Os 20 alunos que concluíram o curso participaram de um jantar de gala promovido pela prefeitura de Pacatuba, onde puderam apresentar aos convidados o que aprenderam nas aulas ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O curso foi promovido entre 18 de agosto e 18 de outubro,

A diretora do departamento de Renda e Cidadania da Seides, Heleonora Cerqueira, ressaltou o objetivo do programa ‘Novos Rumos’. “Em nome da secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, parabenizo os alunos do curso de garçom e desejo muito sucesso na vida profissional de todos os cursistas”, disse.

“O programa ‘Novos Rumos’ tem a intenção de levar autonomia e dignidade, através da qualificação profissional, à população de baixa renda. Nesta fase, o programa vai beneficiar 2.720 pessoas distribuídas em 23 municípios sergipanos selecionados com base no seu Índice de Desenvolvimento Familiar (IDF)”, informou.

O coordenador do Senac, Edivaldo Fontes, agradeceu pelo convênio firmado com o Governo do Estado para realizar as oficinas. “Esses cursos foram viabilizados através um convênio firmado entre o Senac e o Governo do Estado, que nos contratou para realizar cursos profissionalizantes nos 75 municípios sergipanos. Desejo boa sorte aos alunos que estão se formando nesta noite, e torço para que todos sejam inseridos no mercado de trabalho com muito êxito”, disse.

A prefeita de Pacatuba, Diva Santana Melo, congratulou os alunos. “Torcemos para que os alunos sejam bem sucedidos em seus empregos. Agradecemos ao Governo por trazer essa oportunidade para a população de Pacatuba. Outros cursos também serão muito bem-vindos”, comentou.

Satisfação

A aluna do curso, Sheyla Lemos Silva, de 17 anos, disse estar muito entusiasmada com o novo aprendizado. “Estou terminado meus estudos, por isso estou procurando fazer cursos profissionalizantes para me colocar no mercado de trabalho. O curso de garçonete foi muito proveitoso para mim, já que tive muitas orientações que serão úteis no meu dia-a-dia de trabalho”, comemorou.

Para o estudante Anderson dos Santos, de 21 anos, a satisfação em concluir o curso não foi diferente. “Tivemos aula de higiene pessoal, no trabalho, além de manutenção de alimentos. Todas as aulas foram importantes para o meu aprendizado como garçom. Pretendo conseguir um emprego em Aracaju o mais rápido possível”, concluiu.

A representante dos garçons, Lucicleide de Oliveira, agradeceu pela oportunidade de participar do curso. “Foi um grande prazer participar desse curso tão importante para minha futura profissão. Agradeço pela oportunidade que o Governo do Estado e o Senac nos deram”, declarou.

Novos Rumos

Lançado em agosto de 2011, o Programa Sergipano de Qualificação Profissional ‘Novos Rumos’ resgata a autoestima e oferece à população de baixa renda com perfil para fazer parte do Cadastro Único (CadÚnico) conhecimentos para que cada participante dos cursos esteja mais habilitado a buscar uma vaga no mercado de trabalho.

Os cursos de qualificação tem dois eixos: qualificação geral e inclusão digital, e toda a grade de cursos foi fechada a partir da demanda que a Seides identificou junto aos representantes do setor empresarial. A meta e que a formação da mão-de-obra esteja atrelada às necessidades do mercado de trabalho.

A edição 2010 do projeto chegou a atender, satisfatoriamente, os 75 municípios sergipanos e a capacitar mais de cinco mil pessoas em cursos como instalador elétrico e hidráulico, preparação de tortas e bolos, doces e salgados, recepcionistas geral e outros. Esses números comprovam um avanço significativo na política de inclusão social do Governo de Sergipe.

Histórico

A Seides vem aumentando ações de qualificação profissional, oferecendo diversos cursos profissionalizantes para as comunidades em situação de risco e vulnerabilidade social e levando para as populações mais necessitadas oportunidades para geração de renda.

Em 2009, a população de mais de 60 municípios sergipanos foi capacitada em cursos profissionalizantes ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), instituição contratada pela Seides para a atividade.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.