[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju dá mais um passo para a formação da cidadania de adolescentes que antes tinham apenas as ruas da cidade e a lixeira da Terra Dura como meio de sobrevivência. Na manhã de hoje, dia 3, um novo grupo, formado por 25 adolescentes com
idades entre 14 e 17 anos, concluiu o Curso de Cabeleireiro promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), com a parceria da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat).

“Eu estou muito feliz”, comemora Adriana Maria dos Santos, 17, que antes praticamente morava na lixeira do bairro Santa Maria. “Antes eu vivia na lixeira e minha vida era muito vazia. Agora posso fazer alguma coisa de valor”, comenta Adriana, esbanjando alegria ao receber seu certificado. A solenidade de entrega aconteceu no Centro de Referência da Assistência à Criança e ao Adolescente professor Gonçalo Rolembergue Leite, no bairro Siqueira Campos.

A felicidade das adolescentes era visível. Elas entendem que a partir desta oportunidade podem traçar planos mais consistentes para o futuro de cada um na perspectiva de exercer a atividade de forma profissional. “Fazer um curso desse é muito bom para meu futuro”,
observa Adriana Maria.

Ministrado pela professora Rosineire Santos, o curso teve duração de quatro meses, totalizando uma carga horária de 160 horas, e conquistou também garotos. “Eu não estou nem um pouco incomodado com o preconceito. O importante é que agora sou útil”, disse Thiago Gomes dos Santos, 15, sorridente. “Eu adorei o curso, aprendi a cortar cabelo. Antes eu não sabia fazer nada”.

Gilberto Denis de Carvalho, 17, participa de outras oficinas oferecidas pelos projetos sociais desenvolvidos pela Semasc e decidiu ampliar seus conhecimentos. “Nos outros eu aprendo a tocar flauta e violão. Adorei esse curso pela diferença de aprendizagem. Quero ser um profissional”, comenta.

A vereadora Conceição Vieira, secretária da Assistência Social e Cidadania de Aracaju, acredita que os cursos oferecidos pela Prefeitura de Aracaju contribuem com o exercício da cidadania. “O Curso de Cabeleireiro é mais uma realização que demonstra que estamos no rumo certo na questão de apostar no resgate da cidadania daqueles que estão excluídos”, diz a secretária. “Nos deixa clara a possibilidade de inclusão social destes adolescentes vistos anteriormente como produto da lixeira e das ruas e que hoje se sentem estimulados na perspectiva de se profissionalizar para cuidar de sua própria beleza e da beleza dos outros, demonstrando o compromisso do prefeito Marcelo Déda em transformar Aracaju numa cidade para todos”, comenta a secretária.

Para a coordenadora do Centro de Referência da Assistência à Criança e ao Adolescente, Maria José Santana, o curso é uma qualificação para que os adolescentes possam no futuro escolher uma profissão que eles mais se identifiquem, além, é claro, de proporcionar maior interação com a própria família. “Depois que eles aprendem, o primeiro lugar para colocar em prática o aprendizado é dentro de casa e isso favorece o relacionamento familiar”, observa Maria José.

Segundo a coordenadora do Programa Criança Cidadã, Eloan Ferreira Cardoso, o curso serve para aprimorar os conhecimentos e técnicas e também para ajudar a elevar a auto-estima dos adolescentes. “Nós fazemos um acompanhamento direto com eles. Procuramos ver a freqüência escolar e analisamos o desempenho dentro da oficina estimulando de forma direta a participação deles”, diz.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.