[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Com a finalidade de formar cidadãos para o mercado de trabalho, a Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), concedeu a mais um grupo de pessoas a chance de participar de um curso profissionalizante. Desta vez, os beneficiados foram os moradores do conjunto Orlando Dantas e adjacências. Eles participaram do curso de agente de limpeza e hoje, 19, receberam seus certificados.

De acordo com Jefferson Menezes Santos, diretor da Associação Produtiva e Educativa de Capacitação (APEC), empresa contratada pela Fundat para ministrar o curso, os alunos conheceram tudo ao que se refere a higiene de ambientes. “Eles conheceram bactérias e como se proteger delas, os produtos adequados a cada serviço, como por exemplo a limpeza de piso e banheiros e também quais produtos não usar”, diz Jefferson.

Realizado na Creche e Associação Nosso Lar, localizado à rua B12, no Orlando Dantas, o curso contou com uma carga horária de 35 horas, sendo 10 de relações humanas. Participaram do curso 23 pessoas entre homens e mulheres. “Todos agora estão aptos a trabalharem como agentes de limpeza”, enfatiza a professora de teoria da limpeza, Kedma de Jesus Santos.

“Os hábitos de higiene pessoal, do trabalho, controle de pragas e segurança no trabalho foram passados para eles. Exibimos vídeos de segurança e primeiros socorros. A partir de agora eles poderão trabalhar em clínicas, hospitais, lojas, shoppings ou em qualquer estabelecimento que exija este tipo de profissional”, declara Kedma. Para ela, o mais importante foi ensinar a forma certa de como fazer uma limpeza. “Trazemos muitos vícios de casa em relação à limpeza e por isso tivemos as aulas práticas com vassouras, baldes e vários produtos, pois existe a forma correta de limpar”, ressalta a professora.

Aprendizado e satisfação

Para José Carlos de França Júnior e Tatiana Santos Barros, de 23 e 26 anos respectivamente, o resultado das aulas foi muito bom. “Agora quero mostrar o que eu sei e o meu desenvolvimento. Quero uma chance para trabalhar, pois sou casado. O curso foi excelente, aprendi várias coisas, mas o que destaco como o mais importante foi a timidez que eu deixei um pouco de lado. Aprendi a me comunicar melhor com as pessoas e a olhá-las de outra maneira”, diz José Carlos.

“Vou deixar currículos em hospitais, lojas, clínicas e escolas para conseguir um emprego. Me surpreendi muito com este curso, pois eu não sabia, por exemplo, que eu poderia lavar um banheiro com detergente, isso foi uma surpresa para mim. Além disso, aprendi a me relacionar melhor com as pessoas. Na disciplina de relações humanas percebi que nem todo mundo é igual e que temos que respeitar as pessoas para que esse respeito seja recíproco. Estou pronta para ser uma agente de limpeza”, afirma Tatiana Santos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.