[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A noite de ontem foi marcada pela alegria de todos que participaram do curso de garçom promovido pela Fundação Municipal do Trabalho (Fundat). As aulas, que tiveram início em agosto, foram finalizadas ontem, 15, com a entrega dos certificados a cada participante no núcleo da Fundat da Coroa do Meio, mais especificamente na Unidade de Produção de Confecções.

Exclusivo para barraqueiros da praia de Atalaia, o curso teve duração de 75 horas, distribuídas da seguinte forma: 15 horas de “relações humanas”, 15 horas de “informações turísticas” e 45 horas de “técnica de garçom”. Todo o material foi apostilado e entregue aos 32 barraqueiros, entre homens e mulheres, que receberam folders e cartazes informativos sobre a cidade, além de um fardamento próprio. As aulas eram ministradas todos os dias, das 19h às 22h.

Segundo o instrutor das aulas de turismo, Azael Prudente Dantas, esse curso tem o objetivo de melhorar o atendimento que os barraqueiros oferecem nas areias da praia de Atalaia. “Eles tiveram aulas de informações turísticas sobre Aracaju para divulgar as nossas potencialidades. O garçom é uma figura fundamental para os turistas, pois ele passa diversos dados sobre a cidade, além de divulgar a capital”, disse Azael.

A empolgação da estudante Adriana dos Santos era visível na festinha de encerramento do curso, quando revelou que vai poder desenvolver as próprias funções e continuar fazendo outros cursos. “Aprendemos muito mais coisas e vamos repassar lá no trabalho para outras pessoas. Já faço também o curso Agente Jovem para ser uma multiplicadora na sociedade, podendo transmitir um conhecimento para a comunidade”, contou a estudante que é barraqueira há cinco anos.

Trabalhando há seis anos na Atalaia, o barraqueiro Luís Carlos Cardoso transparecia um brilho nos olhos que é próprio de quem está povoado pela alegria. “Eu adorei, foi dez. Cada vez que a gente aprende, vai melhorando o atendimento. É uma pena que já acabou”, afirmou Luís. Concorda com ele o dono do Box Estilos, Marcos Antonio Leite, que mantém de quatro a cinco funcionários trabalhando na barraca e que pretende fazer os próximos cursos. “Para mim é gratificante. Assim poderei atender melhor nossos clientes”, disse Marcos.

A coordenadora de Qualificação Profissional da Fundat, Marta Rocha, explica que o objetivo do curso é treinar os barraqueiros para que possam oferecer um atendimento de qualidade para a clientela e principalmente turistas, melhorando a geração de emprego e renda. Assim como ela, o coordenador do núcleo da Fundat, Jorge Lobo, confirma a importância do curso. “É muito louvável a iniciativa deste curso para a preparação de mão-de-obra visando uma recepção com um nível elevado de atendimento para todas as pessoas que visitam Aracaju e até para os sergipanos mesmo, uma vez que esse curso é voltado para o atendimento público”, declarou Jorge.

Incluídos nos três tipos de aulas, também foram abordados os temas “higiene pessoal” e “técnicas de ética”. Dentre os 32 participantes, 15 eram donos das barracas e 17 eram funcionários. Como este já é o segundo curso para barraqueiros e o resultado foi satisfatório, a Fundat pretende promover mais outros nas seguintes áreas: “Atendimento ao cliente”, “Técnicas em vendas”, “Noções de turismo” e “Noções de inglês e espanhol”.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.