Curso da Fundat qualifica nova turma de barraqueiros da Atalaia
Exclusivo para barraqueiros da praia de Atalaia, o curso teve duração de 75 horas, distribuídas da seguinte forma: 15 horas de “relações humanas”, 15 horas de “informações turísticas” e 45 horas de “técnica de garçom”. Todo o material foi apostilado e entregue aos 32 barraqueiros, entre homens e mulheres, que receberam folders e cartazes informativos sobre a cidade, além de um fardamento próprio. As aulas eram ministradas todos os dias, das 19h às 22h.
Segundo o instrutor das aulas de turismo, Azael Prudente Dantas, esse curso tem o objetivo de melhorar o atendimento que os barraqueiros oferecem nas areias da praia de Atalaia. “Eles tiveram aulas de informações turísticas sobre Aracaju para divulgar as nossas potencialidades. O garçom é uma figura fundamental para os turistas, pois ele passa diversos dados sobre a cidade, além de divulgar a capital”, disse Azael.
A empolgação da estudante Adriana dos Santos era visível na festinha de encerramento do curso, quando revelou que vai poder desenvolver as próprias funções e continuar fazendo outros cursos. “Aprendemos muito mais coisas e vamos repassar lá no trabalho para outras pessoas. Já faço também o curso Agente Jovem para ser uma multiplicadora na sociedade, podendo transmitir um conhecimento para a comunidade”, contou a estudante que é barraqueira há cinco anos.
Trabalhando há seis anos na Atalaia, o barraqueiro Luís Carlos Cardoso transparecia um brilho nos olhos que é próprio de quem está povoado pela alegria. “Eu adorei, foi dez. Cada vez que a gente aprende, vai melhorando o atendimento. É uma pena que já acabou”, afirmou Luís. Concorda com ele o dono do Box Estilos, Marcos Antonio Leite, que mantém de quatro a cinco funcionários trabalhando na barraca e que pretende fazer os próximos cursos. “Para mim é gratificante. Assim poderei atender melhor nossos clientes”, disse Marcos.
A coordenadora de Qualificação Profissional da Fundat, Marta Rocha, explica que o objetivo do curso é treinar os barraqueiros para que possam oferecer um atendimento de qualidade para a clientela e principalmente turistas, melhorando a geração de emprego e renda. Assim como ela, o coordenador do núcleo da Fundat, Jorge Lobo, confirma a importância do curso. “É muito louvável a iniciativa deste curso para a preparação de mão-de-obra visando uma recepção com um nível elevado de atendimento para todas as pessoas que visitam Aracaju e até para os sergipanos mesmo, uma vez que esse curso é voltado para o atendimento público”, declarou Jorge.
Incluídos nos três tipos de aulas, também foram abordados os temas “higiene pessoal” e “técnicas de ética”. Dentre os 32 participantes, 15 eram donos das barracas e 17 eram funcionários. Como este já é o segundo curso para barraqueiros e o resultado foi satisfatório, a Fundat pretende promover mais outros nas seguintes áreas: “Atendimento ao cliente”, “Técnicas em vendas”, “Noções de turismo” e “Noções de inglês e espanhol”.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Curso da Fundat qualifica nova turma de barraqueiros da Atalaia – Fotos: Silvio Rocha