Cursistas do Profuncionário satisfeitos com o início das aulas
A primeira aula presencial do Curso Técnico de Formação Profissional da Educação (Profuncionário), promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), foi realizada no último sábado, 6, nos nove polos do programa e agradou aos cursistas das redes estadual e municipais de Sergipe. Eles apresentaram aos tutores os primeiros pratiques do módulo “Funcionários de Escola: cidadãos, educadores, profissionais e gestores” e estudaram as unidades restantes para debaterem na segunda aula presencial, programada para acontecer no dia 20 de junho.
A oficial administrativa Ana Lucia Marques Menezes, da Escola Hamilton Alves Rocha, no conjunto Eduardo Gomes, em São Cristóvão, conta que depois de participar do encontro inicial e da primeira aula presencial a expectativa aumentou, pois adquiriu o material e ficou bastante à vontade no retorno à sala de aula. “O material é muito rico em conhecimento. A cada aula se cria maior expectativa. Estou me sentindo agora uma funcionária pública”, destacou.
A merendeira Viviane Gomes também ressaltou a importância do curso técnico. “É bom porque dessa forma temos uma preparação. A gente recebe treinamento e capacitação em nível técnico, o que aumenta até nossas chances no mercado de trabalho”, disse.
Além de capacitar os funcionários não docentes em nível profissionalizante, o Profuncionário também tem um cunho social de grande relevância, pois, como sua modalidade é presencial e à distância, permite que os cursistas tenham aprendam noções de informática.
De acordo com o coordenador estadual e diretor de Recursos Humanos Estratégico da Seed, professor Jorge Costa, o programa traz aos bancos escolares merendeiras, vigilantes, oficiais administrativos, muitos deles há anos sem serem capacitados adequadamente. “Estamos resgatando uma dívida com os funcionários não docentes, levando profissionalização e cidadania”, informou, ressaltando o compromisso do Governo Estadual com a qualificação dos profissionais.
O Profuncionário foi lançado no dia 27 de maio, no Teatro Tobias, e contou com a participação da coordenadora geral de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC), professora Helena Costa Lopes de Freitas.
O programa é uma iniciativa do Governo Federal e a implantação em Sergipe é realizada pela Secretaria de Estado da Educação, em parceria com o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) da Paraíba e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
É a primeira vez que a Secretaria de Educação de Sergipe disponibiliza o curso em três modalidades: Alimentação, Secretaria e Infraestrutura Escolares, todas já aprovadas pelo Conselho Estadual de Educação, com validade nacional. A próxima aula presencial acontece no dia 20 de junho, quando fechará a programação de atividades do primeiro módulo. O curso terá uma carga-horária 1.260 horas e deverá acontecer em 16 meses.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]