[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Mais de 500 crianças da rede municipal de ensino estão participando ativamente do Projeto de Reflorestamento do Parque Augusto Franco (Sementeira), promovido pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Desde a manhã de ontem, elas estão mantendo um contato mais próximo com a natureza através do plantio de árvores que vão, num futuro próximo, transformar-se numa reserva ambiental no coração da cidade.

Além da diversão corre-corre pelo parque, o projeto proporciona a conscientização ambiental através de ensinamentos sobre plantio de mudas, detalhes sobre as espécies, valorização do meio ambiente e importância do ecossistema.

A quarta etapa do Projeto de Reflorestamento do Parque Augusto Franco foi iniciado na manhã de ontem, com a presença de autoridades e personalidades da cidade em comemoração ao Dia da Árvore e à chegada da Primavera. Os alunos das escolas municipais Juscelino Kubitschek e Anísio Teixeira plantaram 150 mudas de árvores frutíferas e arbóreas. À tarde também foram plantadas mais 131 mudas por crianças assistidas pelo CAPS Vida, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Na manhã de hoje, outras 150 crianças participaram do plantio nas áreas do fundo do parque e outras 130 crianças vão plantar na tarde de hoje o futuro da cidade no encerramento desta etapa do projeto. De acordo com Célia Bastos, da Assessoria de Planejamento da Emsurb, envolver a sociedade civil no Projeto de Reflorestamento é muito importante para garantir a conservação das árvores. “Nós não estamos preocupados em executar o serviço somente, mas em conscientizar a população sobre a importância de ter e conservar o meio ambiente arborizado, por isso engajamos autoridades e a sociedade no plantio, para que os maciços plantados não precisem ser reflorestados futuramente. Em todas as etapas dos maciços recebemos alunos de escolas da rede municipal, eles serão multiplicadores de conscientização em suas comunidades”, ressalta.

Para a coordenadora da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Fátima Maynard, esse tipo de parceria entre as secretarias é muito importante para a população aracajuana. “A Emsurb está de parabéns pela iniciativa de fazer de um aparente simples plantio, um importante processo de conscientização, trazendo crianças e representantes da sociedade para reconhecer a importância das árvores para o equilíbrio ambiental. Não pensar tecnicamente amplia os horizontes e possibilita a formação de grandes cidadãos. Essas crianças estão aprendendo na prática o que assimilam em sala de aula. Além de estarem se sentindo parte ativa da sociedade, de um lado autoridades e eles também, isso é fantástico, fazendo com que se sintam valorizados como sociedade civil, mexendo com certeza com a auto-estima desses alunos”, declara.

No período da tarde de hoje, alunos das Escolas Municipais Tetis Nunes e Santa Rita estarão plantando 130 mudas arbóreas nos maciços 4 e 7. Para o gerente de Áreas Verdes da Emsurb, Francisco Ney Maia, já foram plantadas mais de 500 mudas no reflorestamento. “Desde ontem plantamos juntamente com alunos de escolas públicas mudas de árvores frutíferas, arbóreas, exóticas e da flora brasileira. É gratificante presenciar crianças plantando árvores que futuramente poderão desfrutar com seus filhos e netos”, diz.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.