Crianças e adolescentes da Fundação Renascer visitam Parque da Cidade
Verão é época de férias, de calor e tempo propício para curtir as coisas boas que Aracaju e Sergipe têm a oferecer. Para as crianças e os adolescentes abrigados no Centro de Estudos e Observações (CEO) e no abrigo feminino Isabel Abreu não é diferente. Aproveitando o recesso escolar, a Fundação Renascer, através dos diretores e equipes técnicas das unidades, organizou uma programação especial para o período.
Na manhã desta sexta-feira, 14, meninos e meninas estiveram no Parque Governador José Rollemberg Leite, mais conhecido como Parque da Cidade, localizado no bairro Industrial, zona Norte da Cidade. Além da imensa área verde, importante reserva de mata atlântica da capital, eles puderam visitar o zoológico e ver de perto animais exóticos como urso pardo, leão, onça, avestruz, quati, iguana, araras entre outros. Para muitos deles foi a primeira experiência, para outros foi uma revisita, sempre bem vinda. Durante o passeio, as crianças e os adolescentes também aproveitaram o lanche distribuído pela Fundação Renascer.
Um dos adolescentes do CEO, aos 15 anos, já conhecia o lugar e continua se divertindo a cada nova oportunidade proporcionada pela Fundação Renascer, que além das férias desenvolve atividades externas em outras épocas do ano. “Já estive aqui umas cinco vezes, mas eu gosto porque tem animais interessantes, como a onça, o leão e as araras”, conta o jovem.
Para quem chega pela primeira vez, a curiosidade é imensa, tudo é novidade e o amplo espaço desperta a vontade da descoberta. “Eu já estive em outro zoológico quando morei em outra cidade, mas nesse é a primeira vez e estou achando ótimo. A arara azul e o leão são os melhores”, contou a jovem de 14 anos, que já está ansiosa para o próximo passeio.
A programação elaborada para os meses de janeiro e fevereiro já esteve na praia da Costa e prevê ainda Parque da Sementeira, Rio do Prata, visitas a bibliotecas, Orla e Oceanário, visita as cidades históricas de Laranjeiras e São Cristóvão, entre outras atividades que contemplarão as duas unidades conjuntamente ou de forma isolada. Todas as visitas são acompanhadas por equipe técnicas, composta por profissionais e estagiários e contam com transporte cedido pela Seides.
O direito de ‘brincar’, praticar esporte e divertir-se’ é previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), mas a programação de férias também visa diminuir o tempo ocioso das crianças e adolescentes em situação de abrigamento durante esse período sem escola, como explica a professora Nágila Gama, que atua nas duas unidades. “Existe também uma questão social, de socialização e por isso meninos e meninas estão juntos, até para aprenderem a se comportar em público e em grupo. Então, é sempre uma experiência muito boa para eles”, conta a professora, acostumada a acompanhá-los em diferentes atividades.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Crianças e adolescentes da Fundação Renascer visitam Parque da Cidade – Fotos: Edinah Mary/Seides