[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Com o objetivo de desenvolver o raciocínio lógico e proporcionar a interação de jovens atendidos pelos programas sociais, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) realizou uma Gincana Recreativa, envolvendo mais de 180 crianças e adolescentes que, antes de serem atendidos pela Prefeitura Municipal de Aracaju, viviam em situação de risco e vulnerabilidade social.

A Gincana Recreativa foi realizada no Balneário do Sesc, na Praia de Atalaia, onde a garotada participou de uma grande variedade de atividades educativas, culturais e esportivas, que ajudam promover uma melhor integração social entre as crianças e adolescentes. Participaram da gincana as crianças e adolescentes atendidos no Centro de Referência de Assistência Social Carlos Fernandes de Melo, no bairro Lamarão, inclusas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Agente Jovem, Projeto Tim ArtEducação e nove crianças e adolescentes atendidas no Centro Especializado da Assistência Social Professor Gonçalo Rollemberg Leite, inseridos no Programa Municipal de Enfrentamento a Violência Sexual Infanto-Juvenil, que é vinculado ao Programa Sentinela criado pelo Governo Federal.

Os grupos se dividiram em seis equipes e se envolveram em diferentes competições esportivas e brincadeiras. Não faltou criatividade para denominar as equipes: Vulcão Atômico, Evolução, Os Imbatíveis, Revolução, Recriando Caminho e Crazy. Dentre as brincadeiras, foram provas de conhecimento gerais, corrida de saco, apresentações de teatro e fantoches, paródias, caça ao tesouro, entre tantas outras brincadeiras e jogos. A equipe Recriando Caminho saiu vencedora, mas o clima de interatividade permaneceu entre os grupos depois dos resultados das competições. As crianças e adolescentes aproveitaram ao máximo o espaço do balneário.

Durante a festa, a garotada se divertiu com a distribuição de algodão doce, maçã do amor, sorvetes e muito banho de piscina e na cama elástica, que foram as atrações mais preferidas da garotada, já que para muitos foi a primeira vez que tiveram a oportunidade de desfrutar de um dia tão diferente e cheio de lazer. “Esse dia aqui vai ser inesquecível para mim porque é a primeira vez que venho aqui e estou muito feliz”, comenta Nataly Nayana dos Santos, 11, integrante do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). “O projeto é bem legal porque faz coisas interessantes com a gente e ainda tira a gente das ruas e do trabalho. Antes de entrar no Peti, eu trabalhava catando lixo nas ruas, eu andava cheia de feridas e hoje minha saúde melhorou muito. Eu não ando mais doente porque eu não vou catar lixo e vou ao Projeto que me ensina a estudar mais e melhorou mais minha vida e da minha família”, revela Nataly.

Sidney Góes de Carvalho Teodoro, 11, também adorou o dia. “Aqui está muito bom. Piscina é coisa diferente para gente. Eu mesmo tinha muito tempo que não tomava banho de piscina e hoje estou aproveitando esse dia”, diz. “O Peti é bom demais porque leva a gente a lugares assim, além de melhorar nossas vidas. Eu parei de trabalhar catando latinha depois que entrei no Peti e agora não ando na rua. No projeto aprendi mais sobre os direitos da criança que eu não sabia”, esclarece Sidney, contente com a oportunidade que recebeu da Semasc.

A adolescente Marília Fontes Silva, 17, integrante do Programa Agente Jovem, ficou encantada com o local. “Aqui é muito bom, foi bem criativo proporcionar esse dia para a gente porque acabamos conhecendo mais amigos e lugares novos, adquirimos mais experiência também já que é um ambiente diferente que eu não estou acostumada”, diz Marília. E complementa observando as transformações que o Programa proporcionou em sua vida. “Eu era muito tímida, mas depois que entrei no Agente Jovem eu despertei para a vida, já que lá aprendemos a lidar com o mundo e adquirimos conhecimentos que são essenciais”, diz a adolescente.

A diretora do Centro de Referência de Assistência Social Carlos Fernandes de Melo, Maria Lindinalva Nascimento, acompanhou a garotada e comentou a importância de proporcionar esse dia que será inesquecível para as crianças e adolescentes. “Estamos comemorando a infância deles, trazendo alegria para eles, que muitos não têm. Nosso objetivo no Centro é tentar resgatar isso através das nossas atividades, já que a realidade deles é bem diferente. Além disso, estamos integrando com os outros Programas e isso é bem legal”, observa.

O dia diferente da garotada foi proporcionado graças a parcerias feita pela Semasc com o Sesc, que proporcionou o espaço, e também com empresas privadas do porte da Senhor do Bomfim, que cedeu o transporte, a sorveteria Q-delícia, a Baby Festas e a Ambev, além do apoio do Corpo de Bombeiros.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.