[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Duas medalhas de ouro, três de prata e duas de bronze. Esse resultado confirma a brilhante atuação das crianças e adolescentes assistidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) na Primeira Copa de Judô do colégio São Paulo. Nove crianças, que integram o Programa de Erradicação do Trabalhos Infantil – Peti -, competiram nas categorias Infanto-Juvenil (de 11 a 12 anos) e Pré-Juvenil (de 13 a 14 anos).

Desde janeiro deste ano, o professor de judô Cristiano Mesquita assumiu a equipe do Peti e treinou a garotada para a Copa. Eles treinam todas as segundas, quartas e sextas no Centro de Referência da Assistência Social professor Gonçalo Rollemberg Leite – a Casa da Família instalada no antigo CSU da rua Alagoas. “E, quando acontece algum imprevisto que impossibilite a aula, é uma reclamação só! Eles adoram fazer judô!”, garante o professor.

O aluno Emerson Bezerra Dantas, 14, exibe com prazer a medalha de ouro pendurada no pescoço, como se fosse um amuleto. Enfim, eles têm nesta modalidade esportiva uma oportunidade de alcançar um futuro melhor. “Quando ganhei a medalha, me deu um frio na barriga! Eu mostrei para todos os meus colegas”, orgulha-se Emerson.

Muita coisa mudou na vida dessas crianças com a prática do judô. Além de saírem do sedentarismo, elas passaram a ter noção de disciplina e respeito. Crianças que antes viviam em estado de vulnerabilidade social, ocupando os semáforos pedindo esmolas, hoje vivem uma nova realidade. “A Prefeitura de Aracaju disponibiliza os kinomos, as faixas e os tatames. É um trabalho em conjunto para desenvolver as crianças e os adolescentes da nossa cidade”,
esclarece Cristiano.

Para o professor, é uma satisfação enorme ao perceber que a auto-estima das crianças e adolescentes se eleva a cada aula prática, a cada momento que elas vestem os kinomos e começam a se preparar para a luta. “Foi a minha primeira competição. Ganhei uma medalha de bronze e agora vou continuar treinando para levar para casa uma de ouro”, afirma a aluna Islayne Cristina dos Santos, 14 anos.

Veja a colocação das crianças e adolescentes do Peti:

Ana Carla Conceição Santos – Pré-Juvenil / 1º lugar – ouro
Emerson Bezerra Dantas – Pré-Juvenil / 1º lugar – ouro
Jéssica Santos Sousa – Pré-Juvenil / 2º lugar – prata
José Henrique Oliveira Santos – Infanto-Juvenil / 2º lugar – prata
Luís Henrique Carlos Santos – Pré-Juvenil / 2º lugar – prata
Fernanda Xavier da Silva – Pré-Juvenil / 3º lugar – bronze
Islayne Cristina dos Santos – Pré-Juvenil / 3º lugar – bronze[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.