[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A história do Tato: o pintor de palhaço, retirada do livro Histórias curtas e birutas de Silvia Orthof foi a peça teatral que divertiu a tarde de ontem, 24, do grupo de idosos do bairro Santa Maria.

Interpretada por 12 crianças e adolescentes que participam do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), no Centro Comunitário Integrado Irene Romão de Brito, Santa Maria, a peça é resultado de aulas do projeto Baú de Leitura.

Distribuído em cinco bairros de Aracaju, o Baú de Leitura é um projeto que enriquece a Jornada Ampliada do Peti. Segundo as educadoras sociais Ana Lúcia Macedo e Cristiane dos Anjos, que trabalham com 115 crianças do Peti no CCI Irene Romão de Brito, as atividades do Baú de Leitura acontecem uma vez por semana. “São lidos livros aqui na jornada e depois é feita uma interpretação dos textos”, dizem.

As educadoras garantem ainda que o projeto abre espaço para a dimensão artística – para que os alunos se interessem pelo livro – e a dimensão social, que é quando eles apresentam para o grupo de idosos, para a comunidade e para a família em forma de teatro o que aprenderam.

A peça que fez a integração entre os programas Peti e Terceira Idade contou a história de um garoto que pintava quadros e que se sentia sozinho. Certa vez ele resolveu pintar um amigo para lhe fazer companhia, e então pintou um palhaço. Sem esperar, o palhaço saiu do quadro que estava pintando.

Carlos Fabrício Oliveira Santos, 15, entrou no Peti há dois anos e hoje sente a mudança em sua vida. “Acho muito importante as aulas do Baú de Leitura, por que através delas eu me adiantei mais na escola, pois antes eu só reprovava. Aprendi mais a ler e interpretar o que leio”, diz o adolescente.

Segundo a coordenadora do centro, Mônica Ferreira, o Baú de Leitura proporciona para as crianças e adolescentes o nascer de perspectivas futuras. “Através do projeto essas crianças passam a visualizar um futuro diferente, e surgem sonhos como de serem atrizes e outras profissões interpretadas nas peças teatrais”, diz Mônica.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.