Crianças de sinaleiras mudam de vida
Marcada por um passado contaminado pelo uso do álcool em sua trajetória de rua, a adolescente F.S.M, de apenas 15 anos, vive hoje uma de suas melhores experiências de vida ao ver à frente novas perspectivas para seu futuro. F.S.M, assim como outras 24 crianças e adolescentes com este mesmo perfil, encontrou no Lar Cristo Redentor motivos fortes para abandonar as ruas da cidade, onde passava a maior parte de seu tempo, e se reaproximar da família, laços estes violados pela exploração a que se expôs a adolescente nas ruas da cidade.
"Eu saia de casa e só chegava tarde. Aos 13 anos eu bebia muito e não levava a sério meus estudos. Eu não tinha um bom relacionamento com minha família, principalmente com minha mãe", narra, com tristeza, a jovem. "Daí, fui apresentada ao Lar Infantil Cristo Redentor e, desde então, mudei muita coisa na minha vida: deixei o vício do álcool, parei de andar na rua e, além disso, aprendo bastante coisa aqui: educação, respeito, disciplina. Hoje, eu me relaciono muito bem aqui dentro do Lar e pretendo estudar bastante e ter a oportunidade de ajudar alguém assim como eu fui ajudada", complementa a jovem.
F.S.M é apenas um dos vários exemplos de recuperação, ação que vem sendo trabalhada a partir do Projeto Avançar criado este ano pela instituição graças aos recursos, no valor de R$ 15 mil, que recebeu do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), mantido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Aracaju e fomentado pelas contribuições de cidadãos que criaram a consciência de que o simples gesto de dar esmolas nas ruas da cidade não é o melhor caminho para salvar vidas humanas em plena fase de desenvolvido, a exemplo do que viveu F.S.M.
O Projeto Avançar é um dos 15 que concorreram ao Prêmio Tributo à Cidadania, instituído pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com apoio da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), para distribuir os recursos oriundos do FMDCA, fomentado por doações feitas pela comunidade. Contribuintes do imposto de renda possuem vantagens quando realizam este gesto: Pessoas físicas, quando depositam sua doação em uma das contas bancárias do FMDCA, têm direito a restituir até 6% do imposto de renda, enquanto o desconto para pessoas jurídicas é limitado a 1% (Conheça abaixo a relação das contas bancárias).
Processo de seleção
Para conscientizar as pessoas para a necessidade de se realizar amplas ações para retirar crianças e adolescentes das ruas e dos vícios, o Conselho, com apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), do Juizado da Infância e Juventude e Conselho Tutelar dos cinco Distritos de Aracaju, realiza anualmente a Campanha ´Não Dê Esmola, Dê Cidadania´, que, no âmbito municipal, tem contado com aprovação da população, especialmente dos comerciantes do centro da cidade. "Essa campanha está sendo muito positiva, visto que muitas mães ficam em casa e mandam seus filhos para rua pedir esmolas, tirando o direito deles estudarem e construírem um futuro melhor e mais digno", ressaltou a comerciante Patrícia da Silva, 27. "Sem contar que, quando eles estão nas ruas, eles ficam expostos aos mais diversos tipos de violência, à prostituição e quase sempre utilizam drogas. Por isso, eu apoio a campanha e acho muito válida", complementou.
Fruto desta campanha, o FMDCA vem se capitalizando e ampliando benefícios para organizações não governamentais, que executam políticas públicas voltadas para o atendimento a crianças e adolescentes, que concorrem anualmente ao Prêmio Tributo à Cidadania. Neste ano, o processo seletivo ocorreu entre os dias 19 de março a 19 de abril tendo 15 trabalhos inscritos. Destes, oito foram contemplados.
Entre eles, o Projeto Avançar apresentado pelo Lar Infantil Cristo Redentor, que, desde que recebeu os recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, ampliou seu atendimento a meninas que possuem algum tipo de dificuldade cognitiva. Com os recursos do FMDCA foi possível implementar atividades lúdicas, com processo de alfabetização, exibição de filmes, que são utilizados para auxiliar as ações das oficinas sócio-educativas, além de outras técnicas pedagógicas. As ações, segundo avalia a equipe que coordena o Projeto Avançar, já demonstram resultados positivos. "Foi através do benefício do FMDCA que nós conseguimos implementar o Projeto Avançar aqui na instituição", observa a assistente social da instituição, Roberta Alves Neves. Segundo ela, todas as meninas atendidas na ONG estavam em situação de abandono, negligência, maus tratos, abuso e exploração sexual e estão obtendo novas oportunidades a partir das contribuições dos cidadãos feitas ao FMDCA, cujos recursos são utilizados para execução de projetos que possibilitem ações de reinserção familiar.
Neste ano, o Prêmio Tributo à Cidadania beneficiou oito instituições. Cada uma recebeu R$ 15 mil em prestigiada solenidade realizada no dia 10 de julho deste ano. Além do Lar Infantil Cristo Redentor, foram contempladas com recursos do FMDCA a AMANB – Associação de Moradores e Amigos da Nova Brasília; Lar Fabiano de Cristo; Same – Serviço de Assistência e Movimento de Educação; Lar de Zizi; Casa Santa Zita; IPAESE – Instituto Pedagógico de Apoio à Educação dos Surdos de Sergipe e a ASE – Associação Sergipana de Ecoterapia.
Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
Conheça, a seguir, as contas bancárias disponíveis para que as doações possam ser feitas. Os recursos são geridos pelo CMDCA, a partir do Comitê Gestor, e são distribuídos entre instituições não governamentais que apresentarem, no próximo ano, os melhores projetos sociais com políticas públicas definidas para atender crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social.
Banese
Agência: 011 / Conta Corrente: 300.046-5
Banco do Brasil
Agência: 3611-0 / Conta Corrente: 99864-8
Caixa Econômica Federal
Agência: 059 / Conta Corrente: 20-6 / Operação 006
Banco do Nordeste
Agência: 005-1 (Aracaju-Centro) / Conta Corrente: 08641-5
Por Cássia Santana
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]