Crianças da Amélia Leite recebem brinquedos arrecadados através do ‘Reutilize Alegria’
Dando continuidade às ações do Projeto ‘Reutilize Alegria’, desenvolvido pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), durante a manhã desta quarta-feira, 5, cerca de 480 crianças da Sociedade Protetora da Casa Maternal Amélia Leite, localizada no bairro Suissa, receberam bolas, carros, bonecas, ursinhos de pelúcia e jogos educativos. Dentre outros, arrecadados de entidades governamentais e não governamentais durante a campanha. Foi um dia de muita alegria e bastante diversão.
Eufórica, a garotada se divertiu muito com seus novos brinquedos. Na oportunidade, a coordenadora do projeto, Tânia Ribeiro, explicou para os alunos, professores e dirigentes da instituição que o ‘Reutilize Alegria’ é um projeto que visa ajudar crianças carentes de diversas instituições do estado, usando a temática dos 5R’s ambientais no cotidiano das pessoas: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
“O Reutilize Alegria é um projeto muito importante, pois além de beneficiar crianças carentes com a doação de brinquedos em boas condições já utilizados por outras crianças ajuda o meio ambiente, evitando que os brinquedos sejam jogados fora. A emoção de estar aqui hoje é muito grande, pois vê a alegria destas crianças é algo gratificante”, destacou Tânia.
Entusiasmados e acima de tudo felizes, as crianças não paravam de sorrir. Foi tanto que a aluna Aúrea Gabriele Santos, de apenas 6 anos, que estuda a Alfabetização B, assim que recebeu sua boneca já a chamou de Karine. Disse que a partir de hoje ela já seria a sua melhor amiga. “Estou muito feliz por ter ganhado essa boneca, ela é maravilhosa”, comemorou.
Já os pequenos Erick Roberto, Wallace Vinicius, Antony Gabriel e Maria Portugal, que estudam no Infantil B, não paravam de abraçar seus brinquedos. Disseram que estavam muito felizes por receber os brinquedos, uma vez que seus próprios pais não obtêm recursos para presenteá-los.
“Hoje eu estou muito contente, pois nunca tinha recebido uma bola. Assim que eu chegar em casa vou brincar muito com ela”, disse o pequeno Weslley Francisco de Assis, de 8 anos, que estuda a 2ª série B.
Entusiasmada com as doações, a vice-presidente da instituição Maria da Conceição Tavares Santos agradeceu pela iniciativa da Semarh em proporcionar um dia de alegria para as crianças. “A emoção nem é para mim e sim para as crianças, pois um brinquedo que chega nas mãos delas percebe-se o brilho em seus olhos de tanta alegria”, destacou.
A Sociedade Protetora da Casa Maternal Amélia Leite, que tem 65 anos, é uma entidade civil sem fins lucrativos e reconhecida pela Utilidade Pública Federal, Estadual e Municipal onde presta assistência às famílias da comunidade que se encontram em situação de vulnerabilidade. Atende crianças carentes na faixa etária de 04 a 11 anos de idade.
Projeto
O Reutilize Alegria, que está em sua segunda edição, arrecadou cerca de 6 mil brinquedos de diversos órgãos do Estado, instituições não governamentais e colégios. Eles serão distribuídos até o Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, em 49 instituições do Estado como creches e orfanatos.
Para o secretário do Meio Ambiente, Genival Nunes, o Reutilize Alegria não é apenas um projeto que lida com a arrecadação de brinquedos, mas um gesto de amor. “Não tem coisa mais linda do que ver um sorriso no rosto de uma criança. Esse projeto para mim, pessoalmente, como militante do Meio Ambiente há anos, é fantástico. A ação permite que realizemos dois grandes e relevantes cenários. O primeiro, de contribuir para a diminuição da geração do lixo, minimizando assim danos ambientais; e o outro, que para mim é o mais fascinante, o de podermos passar e transferir a alegria de uma criança para outra criança pela reutilização do mesmo brinquedo. Estamos reciclando alegria”, comemora o secretário.
Instituições
São parceiros da campanha desenvolvida pela Semarh: Adema, Colégio Arquidiocesano; Colégio Módulo; Colégio Jardins; Colégio Saint Louis; Colégio Atheneu Sergipense; Corpo de Bombeiro; Coordenadoria Municipal da Defesa Civil; Casa Civil; Codise; Deso; Extra; Emsetur; Emsurb; Emdagro; Ibama; Oceanário; Seed; Seides; Sociedade Semear; Shopping Jardins; Pelotão Ambiental e Polícia Militar.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Crianças da Amélia Leite recebem brinquedos arrecadados através do ‘Reutilize Alegria’ – Fotos: Igor Andrade/Semarh