[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) vem aumentando significativamente o número de atendimentos desde o início do ano, quando começou a ser reestruturado. No mês de janeiro, foram atendidas 2.083 chamadas. Em abril, este número subiu para 3.446, o que representa um aumento de aproximadamente 65%.

A maioria dos pacientes atendidos apresentava problemas cardiovasculares e renais, seguidos pelos traumáticos, que sofreram acidentes. Os pacientes pediátricos ocuparam a terceira colocação nas chamadas.

As estatísticas mensais realizadas pelo Samu 192 Sergipe têm revelado um grande número de trotes, o que atrapalha o atendimento à população. No mês de março, seis saídas de ambulâncias não geraram atendimentos porque foi averiguado que os pacientes não existiam. Já em abril, o número aumentou para 16.

"É preciso conscientizar a população em relação a estes trotes porque nós deixamos de atender as pessoas que realmente necessitam e ainda desperdiçamos tempo e combustível", disse a enfermeira Conceição Mendonça, coordenadora de enfermagem do Samu 192 Sergipe.

Apesar dos problemas com trotes, diminuiu o número de pessoas que recusam o atendimento do Samu. Em março, 44 pacientes não quiseram ser atendidos pela equipe e, em abril, apenas 29. Segundo Conceição Mendonça, essa redução se deve aos cursos feitos com a equipe da regulação médica. "Com o treinamento, os profissionais ficaram capacitados para orientar melhor a população e as equipes das unidades de suporte", explicou.

Parceira

Os atendimentos feitos na BR-101 através da parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) também cresceram. Em fevereiro, 10 chamadas foram atendidas. Em março, este número subiu para 32 e chegou a 38 em abril.

"A Polícia Rodoviária Federal disponibiliza sua Unidade de Suporte Básico e o Samu, sua equipe de pessoal especializado, que já fica de prontidão no Posto de Comando da PRF em São Cristóvão. Assim, quando acontece uma chamada naquelas imediações, não é necessário o deslocamento de uma viatura de Aracaju e o atendimento é bem mais rápido", afirmou o coordenador do Samu 192 Sergipe, Márcio Barretto.

O Serviço também já fechou uma parceria com o Corpo de Bombeiros e os últimos ajustes estão sendo feitos para que ela possa efetivamente começar a funcionar. De acordo com Conceição Mendonça, a partir da próxima semana a equipe de Itabaiana do Samu 192 Sergipe já estará com a base centralizada no prédio do Corpo de Bombeiros daquela localidade.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.