Cresce número de professores de 1ª a 4ª série com diploma
A situação da rede pública de ensino no Distrito Federal é uma das melhores do País. Nos últimos seis anos, a média nacional de profissionais com diploma de ensino superior lecionando para alunos de 1ª a 4ªséries pulou de 20% para 30%. No DF, esse índice é de 47%. De acordo com a LDB, o curso superior deveria ser exigido para os professores de séries iniciais a partir de 2007.
Mas, em agosto, uma dupla interpretação da lei permitiu que o ministro da Educação, Cristovam Buarque, homologasse um parecer do Conselho Nacional de Educação que deixa o prazo em aberto. Mesmo assim, desde 2001, a Secretaria de Educação desenvolve o programa Professor Nota 10. Cerca de R$ 4 milhões são investidos por ano em capacitação. A expectativa do Governo Federal é de, até 2006, graduar em nível superior todos os educadores da rede pública.
Outros números
A pesquisa do Ministério da Educação mostrou que 80% dos professores atuam em escolas sem laboratório de ciência, 75% estão em instituições de ensino que não possuem laboratório de informática e metade ainda leciona em unidades sem bibliotecas. O estudo revelou também que a ausência de recursos didáticos é diferente entre as regiões, mas é muito pior no Nordeste. “Historicamente todos os indicadores de educação tendem a piorar quando se fala em regiões como Norte e Nordeste e, à medida que vão descendo o mapa do Brasil, os índices vão melhorando, até chegar à região Sul”, afirmou o presidente do Instituto Nacional de Pesquisa Educacional (Inep), Luiz Araújo.
As informações para publicação foram obtidas a partir do cruzamento de dados do Inep, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (Pnad). Existem hoje pelo menos de 1,8 milhão de professores na rede pública e 495 mil lecionando no setor privado, o Ministério da Educação deve anunciar ainda este ano a realização do Censo do Professor, que não é aplicado desde o ano de 1997.
Clipping: Correio Braziliense / Diário da Amazônia / Jornal do Tocantins / Jornal do Estado-PR / O Estado do Paraná / Tribuna do Paraná (Rede Andi – Agência de Notícias dos Direitos da Infância)[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]