[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Credpovo, programa de financiamento executado pela Prefeitura de Aracaju em parceria com instituições bancárias oficiais, mantém em pleno funcionamento o trabalho de gerar renda para a capital, por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat). Juntamente com o Balcão de Empregos, o Banco Popular tem atividades crescentes, realizando o atendimento ao público de menor renda.

Os números mostram a eficiência do programa que possibilita a geração de emprego e renda e permite uma bancarização de todos aqueles que até então eram excluídos do sistema bancário. O Balcão de Empregos registrou, no ano de 2005, o encaminhamento de 590 pessoas ao mercado de trabalho, sendo que 347 foram efetivadas, o que significa um índice elevado, com 41% de aproveitamento.

Segundo o coordenador do Credpovo e Balcão de Empregos, Jorge Lobo, estima-se que tenham sido gerados mais de seis mil empregos como conseqüência dos empréstimos aos setores formal e informal, que engloba microempresas do setor industrial, comercial e de serviços. “Nós aqui consideramos que quem toma empréstimo, leva consigo mais uma pessoa para o mercado de trabalho”, disse.

Ele ressaltou que o objetivo da Fundat é justamente capacitar e integrar pessoas no mercado de trabalho, por isso a união entre o Credpovo e o Balcão de Empregos. “O programa da Fundat dá uma alavancada grande na geração de emprego, se transformando num instrumento para que as pessoas consigam trabalhar efetivamente”, afirmou Jorge.

Até o momento, segundo dados da Fundat, desde o dia 2 de janeiro mais de cinco mil pessoas já se cadastraram no Balcão de Empregos, o que demonstra o verdadeiro sucesso do programa. “Já estamos fazendo o encaminhamento destas pessoas. Além disso, também entramos em contato com as empresas para que mandem para a Fundat os currículos que estão sobrando, para que estes profissionais possam ser aproveitados em outras empresas”, explicou Jorge.

Através de parcerias do Banco do Brasil (BB), Caixa Econômica Federal (CEF), Banco do Nordeste (BNB) e Banco Popular do Brasil (BPB), são financiados micro-computadores para professores e profissionais liberais, além de investimento fixo (equipamentos) e de giro para que empresas formais e informais apliquem em ampliação, modernização e implantação. Também existe uma linha de financiamento para material de construção, possibilitando a conclusão e ampliação de imóveis residenciais urbanos.

O diferencial da carta de crédito cedida pelo Credpovo é a facilidade do pagamento e a taxa de juros, que é de 8,75% ao ano, com bônus de inadimplência de 15% pagando em dia (taxa mensal de 0,6% ao mês). O contemplado com o empréstimo pode quitar sua dívida em até 12 anos, com até quatro anos de carência. De acordo com Jorge Lobo, o Banco Popular vem ao longo dos últimos anos incluindo pessoas que normalmente não iriam ao banco fazer empréstimo.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.