Creche da EMEI José Garcez Vieira funciona com estrutura adequada e moderna
A reforma e ampliação do Jardim de Infância José Garcez Vieira, primeira escola pública de ensino infantil de Aracaju, ficou pronta em fevereiro deste ano. A idéia da Prefeitura de Aracaju com a obra foi trazer uma grande novidade: incorporar ao espaço uma creche para que as trabalhadoras da região pudessem se dedicar a seus afazeres com a certeza de que seus filhos estariam seguros e bem cuidados pelo município.
Antes da reforma finalizada em fevereiro, a escola só recebia crianças de três a seis anos para a pré-escola. Com a creche, que conta com duas educadoras assistentes para 15 crianças em cada sala, as mães da comunidade e adjacências ficaram mais tranqüilas porque os filhos estão desfrutando de um ambiente propício para o desenvolvimento cognitivo, preparando-se para o futuro clima escolar.
Na creche, a garotada pode dormir em berços personalizados e receber toda atenção e carinho com alimentação balanceada em horários regulares, roupas, fraldas descartáveis e mamadeiras. Além disso, o espaço está equipado com 16 salas (11 para as aulas e cinco para a creche), parque infantil, fraldário, lavanderia com máquinas de lavar, refeitório, cadeiras, quadros e geladeira novos.
Funcionando o dia todo, das 6h30 às 18 horas, a creche oferece três refeições diárias e mais os lanches nos intervalos. Segundo a coordenadora pedagógica da escola, Marly Cecy de Araújo Góis, no berçário, as crianças se alimentam com sopinha e/ou mamadeira, a depender da idade. “As salas são divididas também de acordo com a idade, isso pensando no desenvolvimento da criança”, afirmou.
“A escola oferece agora um espaço adequado e moderno para o ensino infantil. A prefeitura disponibilizou um novo mobiliário próprio para educação infantil e equipamentos eletrônicos. Tudo isso para acompanhar a nova pedagogia que é aplicada às crianças dentro da creche, aonde as crianças se desenvolvem como se fosse um estágio antes da pré-escola”, contou Maria Cecy, acrescentando que até hoje a procura por vagas na creche tem sido constante.
O Jardim de Infância José Garcez Vieira, que foi uma exigência da população durante as plenárias do Orçamento Participativo, oferece também um suporte para crianças portadoras de necessidades especiais, no caso, com deficiência auditiva. Elas têm aulas normais e, durante a semana, dois dias são reservados para as aulas de libras e estimulação na Sala de Recursos.
No total, o Jardim de Infância José Garcez Vieira atende 260 alunos da pré-escola entre três e seis anos, nos períodos da manhã e tarde. A coordenadora pedagógica Marly Cecy informa que quando são verificados distúrbios de comportamento, a criança é encaminhada à psicopedagoga preparada para atender a rede municipal de ensino. “Além disso, as salas reúnem somente de 20 a 25 alunos justamente para oferecer um ensino de qualidade para cada criança”, disse.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Creche da EMEI José Garcez Vieira funciona com estrutura adequada e moderna – Fotos: Wellington Barreto