Cortejo no HU comemora Dia Nacional de Controle de Infecção Hospitalar
O evento foi organizado pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do HU, na parceria da Coordenação da Educação Permanente em Saúde (COEPS). Durante cerca de 15 dias, os agentes confeccionaram roupas, ensaiaram músicas e fizeram cartazes informativos sobre a questão do lixo hospitalar.
“Nossa proposta é conscientizar os usuários do hospital para a importância do tratamento adequado dos resíduos. Unimos a área da saúde com a educação”, informa o coordenador do setor Informação, Educação e Comunicação do COEPS, Gilvan Rosa. Ainda de acordo com ele, o aspecto artístico que envolveu o cortejo atraiu mais pessoas para a proposta em foco.
A alegria ficou por conta do grupo ´A Arte de Prevenir é Melhor que Remediar´, que fez funcionários do hospital se envolverem com o caráter lúdico da celebração, ao mesmo tempo em que eram alertados sobre os tipos de lixo hospitalar e o mal causado por eles ao meio ambiente. “O tema está muito em voga e não basta apenas conscientizar, temos que praticar”, comenta a integrante do grupo, Jaqueline Nascimento.
Pontapé inicial para o cumprimento das normas federais sobre gerenciamento de resíduos, o cortejo serviu como inauguração de uma série de políticas a serem implementadas pelo HU no que se refere à coleta seletiva. A Previsão é que a partir do segundo semestre deste ano o hospital inclua programas de separação de resíduos hospitalares, radiativos, químicos e comuns. Estes últimos a serem classificados entre metais, vidros, papéis e plásticos.
Para a coordenadora do SCIH, Luciana Santana, “além de instruir os funcionários e espalhar coletores pelas dependências do HU, o contato direto com a população, por meio de programas de conscientização como o próprio cortejo, é essencial para o sucesso do plano de gerenciamento”.
Lixo hospitalar
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o Brasil produz por dia mais de 600 toneladas de lixo hospitalar. Grande parte desse volume é coletada junto com o lixo doméstico: um perigo para os que manuseiam os resíduos e para a própria natureza. O HU visa fazer a sua parte no processo e a Secretaria Municipal da Saúde é parceira desta idéia.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]