[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe promoveu na manhã desta quarta-feira, 4, na Academia de Polícia Civil (Acadepol), a solenidade de formatura de oito oficiais do 1º Curso de Habilitação de Oficiais Administrativos e Especialistas (CHOAE) da instituição. O curso foi realizado no Centro de Ensino da corporação no bairro Industrial, Zona Norte de Aracaju, e as aulas foram proferidas por instrutores sergipanos. O curso começou no dia 22 de setembro de 2006 e terminou no fim de março deste ano, com carga horária de 315 horas.

Os alunos formados fazem parte de quadros específicos do Corpo de Bombeiros. A formação priorizou as capacidades individuais e coletivas de cada bombeiro e promoveu a capacitação para funções inerentes ao quadro a que estão submetidos, como serviços mecânicos, música, saúde, entre outros. A formação abrange ainda trabalho em grupo, sentido de responsabilidade, levantamento de riscos, sentimento ético de competição e, sobretudo, serviço à comunidade. 

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Reginaldo Moura, os oficiais administrativos podem ascender profissionalmente na corporação até o posto de major. Já o oficial especialista até o posto de capitão. “Esse é um evento histórico para a instituição e para meu comando”. O Corpo de Bombeiros tem 570 integrantes e todos os cursos de formação de oficiais eram realizados fora do Estado.

Fotos: Reinaldo Gasparoni/SSP

Recursos

O secretário de Estado da Segurança Pública, Kércio Silva Pinto, disse que o novo governo não vai abandonar a corporação. Segundo ele, o orçamento mensal deixado para o Corpo de Bombeiros é de R$ 203 mil. O secretário parabenizou os formandos e disse que a SSP vai ajudar a instituição no que for preciso.

Nos dias 19 e 20 de abril, Kércio Pinto e o coronel Reginaldo Moura vão se reunir, em Recife, com o secretário nacional de Segurança, Luiz Fernando Correa. O objetivo será trazer recursos para o Corpo de Bombeiros. Por fim, o secretário de Segurança Pública fez um elogio ao comandante do Corpo de Bombeiros, que foi convidado a assumir a presidência da Liga Nacional dos Corpos de Bombeiros, mas recusou para ficar no comando da corporação. “Ele é um homem humilde e íntegro”, disse Kércio. 

Homenagens

Os formandos homenagearam com uma placa comemorativa a dedicação e o apoio dos coronéis Moura, Gilvan e Ionaldo no decorrer do curso. Os alunos são os subtenentes Antônio Lima Santos, Aron Oliveira, Elison Rodrigues, Gercilon Ferreira, José Carlos Paixão, José Raimundo, Paulo Matias e Valter Alves. “Estou contente e pronto para exercer minhas funções”, disse o subtenente Oliveira, primeiro lugar no curso.

Além do secretário e do comandante geral, participaram da solenidade o comandante da 19ª CSM, tenente coronel Otto Farias, o capitão de fragata, Mauro Rocha, o capitão aviador, Marcos Alves, e demais autoridades civis e militares.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.