Corpo de Bombeiros capacita servidores da Justiça
Aprender a lidar com situações de risco dentro do ambiente de trabalho. Esse foi o objetivo do treinamento que aconteceu na manhã desta segunda-feira, 13, na Escola de Gestão Penitenciária (Egesp). A capacitação foi realizada por 30 cadetes do Corpo de Bombeiros (CB). Eles ensinaram guardas prisionais e servidores da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc) a adquirir conhecimentos básicos de primeiros socorros e prevenção de incêndio.
De acordo com a diretora do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), tenente Maristela Xavier, capacitar servidores que trabalham no sistema penitenciário sobre como intervir em situações de risco é muito importante. Ela informou que a parceria feita entre a Egesp, o HCTP e o Corpo de Bombeiros foi para envolver os servidores numa aula prática a prevenção de acidentes e de primeiros socorros.
Segundo a diretora da Egesp, Edvânia Fagundes, todas as unidades prisionais foram convocadas a trazer um representante para que eles sejam multiplicadores dos conhecimentos em suas unidades. "Entendemos que capacitar os servidores e principalmente os agentes de segurança que trabalham nos presídios de como se comportar em situações difíceis é uma necessidade", enfatizou.
Durante o treinamento, os participantes tiveram vários tipos de demonstrações, como incêndios com botijão de gás a como usar os extintores de incêndio. Eles aprenderam quais os equipamentos adequados para cada situação. Uma exposição de dois veículos de combate a incêndio e resgate de primeiros socorros também fez parte do treinamento.
Importância
Os servidores apoiaram a ação integrada entre o Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Justiça. Segundo o agente penitenciário José Sobrinho de Oliveira, em 18 anos que trabalha no sistema prisional, nunca tinha visto a realização de curso como este. "Trabalhamos em um local muito vulnerável, onde estamos sujeitos a rebeliões e incêndios provocados por internos. Aprender sobre primeiros socorros também é importante para atendermos aos servidores e os internos", disse ele.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]