[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Na manhã de hoje, quarta-feira, a Unidade de Saúde da Família (USF) Celso Daniel foi palco de uma apresentação do coral ´Jovens há mais tempo´, composto, em sua maioria, por idosos usuários da USF Fernando Sampaio. Além de 18 integrantes do grupo musical, participaram do evento os funcionários da Unidade e cerca de 25 pessoas da comunidade do Santa Maria que lá estavam presentes.

Segundo a diretora da USF Celso Daniel, Acássia Ruth Pereira, esse tipo de atuação do coral é louvável, pois desencadeia um trabalho de humanização e interação entre os usuários. “É bom tanto para as pessoas que freqüentam quanto para os profissionais que trabalham aqui. Além do mais, saúde não é só trabalho patológico, os pacientes também têm que ser bem atendidos e tratados”, ressalta Acássia.

O grupo fez uma programação e vem se apresentando em USF desde o início deste mês. Até o momento foram seis visitas, mas até o dia 25 de dezembro, todas as 43 USF terão recebido o ´Jovens há mais tempo´. “Nossa intenção é aumentar a auto-estima do idoso e melhorar seu estilo de vida. Além deles se divertirem, passam para a comunidade que são seres humanos ativos como quaisquer outros”, coloca o agente comunitário Aguiondas Souza, que também é músico e, além de auxiliar nas apresentações tocando violão, organiza semanalmente os ensaios do coral.

Sobre a receptividade dos pacientes nas apresentações, Aguiondas diz que há uma grande retribuição, já que o clima sempre é de muita animação. Visão comprovada pela descontração da usuária Célia Maria, 57, que durante as canções não parava de cantar e bater palmas. “Isso é lindo! Deveria acontecer mais vezes”, disse.

O grupo foi formado há dois anos e conta, ao todo, com 25 componentes. Em seu repertório constam canções de variados ritmos, como forró, axé e sertanejo. Os ensaios costumam ser às terças e as apresentações às quartas-feiras.

Segurança

Presentes no evento, alguns usuários salientaram a boa atuação da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) na segurança da USF Celso Daniel. “Frequento aqui há dois anos e nunca vi nada de violência. Aquilo que aconteceu recentemente não é rotineiro; pode ocorrer em qualquer lugar”, comenta o mestre de obras Natanael Malbino, 53, referindo-se ao incidente isolado que ocorreu há algumas semanas, quando uma pessoa foi baleada em frente à Unidade.

A aposentada Maria Francisca Bonfim, 61, que reside ao lado da USF, compartilha a mesma opinião a respeito do fato. “Antes eu até tinha medo de sair de casa e vir aqui, mas agora estamos bem protegidos. Há guardas e colocaram grades em tudo”, destacou.

A pedido do prefeito Edvaldo Nogueira, na USF Celso Daniel quatro guardas fazem a segurança diariamente durante o horário de funcionamento. Além disso, há também um sistema de alarme 24 horas que, caso necessário, é acionado e faz com que a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) envie viaturas ao local de imediato.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.