[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Teve início hoje pela manhã a assembléia geral do Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social (Coegemas/SE), que está acontecendo no Quality Hotel, em Aracaju. A grande atração da solenidade de abertura foi o Coral Jovens Cantores, formado por 20 crianças e adolescentes atendidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de Aracaju (Semasc), que emocionou os participantes da reunião do Colegiado.

Os garotos são atendidos pela Semasc por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e não esconderam a satisfação em participar da solenidade. “Me senti muito feliz em mostrar nosso trabalho. Não é porque somos da periferia que não temos valor”, comenta Laijane Aragão, 15. “Mostramos que temos qualidade”, complementa.

As crianças e os adolescentes são atendidos no Centro de Referência da Assistência Social Carlos Fernandes de Melo, localizado no bairro Lamarão, onde o grupo participa da Oficina de Música, coordenada pelo educador social Fábio Delgado. No repertório inclui “Ponte do Imperador”, musicalizada pelo próprio educador social a partir de um dos trechos do livro “A viagem do Papagaio Joaquim”, escrito pelo professor Manoel Cerqueira. Também estão incluídas no repertório músicas de autoria dos cantores e compositores Luiz Gonzaga e Gilberto Gil.

Entusiasmado, o público acompanhou com palmas a apresentação das crianças, que serviu de incentivo aos cantores mirins. “No início me senti nervosa um pouco, mas depois percebemos a alegria do público e isso nos transmitiu calma”, revela Kammila Souza de Jesus. “A alegria do público é inspiradora. Nossa animação é grande de estarmos no palco, viemos mostrar nosso trabalho, mostrar que em nível de educação nosso trabalho é de qualidade. Vamos passar por cima das barreiras sociais para mostrar que somos iguais”, complementa Viviane Santos, 14.

BOAS VINDAS
Após a apresentação do Coral, a secretária de Assistência Social e Cidadania de Aracaju, Rosária Rabelo, que preside o Coegemas/SE, deu início às atividades dando boas vindas aos participantes. “Este é mais um momento de capacitação, que tem ocorrido nas assembléias deste Colegiado por entendermos que somente nos capacitando e trocando experiências é que poderemos, efetivamente, construir o Sistema Único da Assistência Social e a tão sonhada política de assistência, enquanto política pública de direito do cidadão, que dela necessita”, observou a secretária Rosária Rabelo.

Neste momento, os participantes estão acompanhando a palestra do coordenador geral de Regulação da Gestão Intergovernamental, Jaime Rabelo Adriano, representante do Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome. Ele está falando sobre o papel da CIT (Comissão Intergestora Tripartite) e da CIB (Comissão Intergestora Bipartite) no contexto da Política Nacional de Assistência Social/2004 e NOB/SUAS – 2005.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.