[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Os 69 coordenadores das turmas do Programa Sergipe Alfabetizado, que está sendo implementado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEED), se reuniram nesta quarta-feira, 19. Eles participam de atividades interativas e recebem informações sobre as ações que vêm sendo realizadas pela coordenação estadual do programa, a exemplo da capitação que ocorrerá no próximo mês de outubro. O encontro aconteceu no auditório do Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos Professor Fernando Lins de Carvalho (CEMARH), em Aracaju.

Os coordenadores foram distribuídos entre os municípios sergipanos que aderiram ao Sergipe Alfabetizado e vão trabalhar no processo de alfabetização das 1.517 turmas já cadastradas. O Governo de Sergipe traçou como meta alfabetizar 30 mil jovens e adultos por ano. O encontro também serviu para que os coordenadores se conhecessem.

Segundo o coordenador estadual do Programa Sergipe Alfabetizado, professor Genivaldo Martires, a reunião possibilita aos coordenadores de turmas conhecerem melhor os objetivos da SEED em relação ao programa. "Eles estão recebendo informações mais detalhadas sobre suas atribuições", completou.

Competências

Os coordenadores de turma do Programa Sergipe Alfabetizado terão o compromisso de acompanhar a aprendizagem dos alfabetizandos, verificando a produção escrita mensal de cada um. Eles também vão supervisionar e registrar a distribuição de material escolar e pedagógico e a continuidade dos estudos desses alunos no sistema regular de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os coordenadores vão acompanhar ainda o processo de implantação das ações relacionadas ao registro civil, a exames oftalmológicos e distribuição de óculos.

Inclui-se nas competências dos coordenadores de turma, o desenvolvimento, em parceria com o professor, de ações relacionadas ao controle e à supervisão da freqüência dos alfabetizadores, consolidando as informações em um relatório mensal de freqüência.

O programa

O programa ‘Sergipe Alfabetizado’ tem como principal objetivo reduzir os índices de analfabetismo no Estado, alfabetizando 120 mil jovens e adultos em quatro anos. Segundo o professor Genivaldo Martirez, a SEED tem como meta inserir 70% desses novos alfabetizados na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

De acordo com os dados fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em Sergipe, as taxas de analfabetismo e de analfabetismo funcional são de 19,7% e 34,1% respectivamente, encontrando-se acima das médias do Brasil que são de 11% para o analfabetismo e 23,5% para o analfabetismo funcional.

Empenho

Alguns dos coordenadores de turmas já tiveram experiências profissionais com alunos da Educação de Jovens e Adultos ou do Brasil Alfabetizado. Para o coordenador do Pólo 5, professor Narciso Lima de Oliveira, neste momento todos têm que se emprenhar para reverter a situação.

A coordenadora de turma do município de Carira, Joana D’arc Silva Aguiar engajou-se na proposta para contribuir com a redução do número de analfabetos em seu município. Carira chega a registrar o índice de 44,1% entre pessoas com mais de 15 anos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.