Coordenadores do Peti recebem certificados e avaliam oficina da Seides
A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) realizou nesta manhã, 16, a entrega dos certificados de conclusão de curso para os coordenadores do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) que participaram da capacitação promovida pela Secretaria nos meses de setembro e outubro. A oficina também foi voltada para educadores, oficineiros e técnicos do Peti, e todos receberão os certificados através de seus coordenadores.
Na ocasião, além dos certificados, os coordenadores receberam uma apostila com a metodologia apresentada durante os dias de capacitação e relataram suas opiniões a respeito do curso. De acordo com a coordenadora do Peti do município de Riachuelo, Vastil Alves Ambrado, a capacitação teve um importante significado para educadores do Programa.
“A troca de experiência entre educadores de municípios diferentes foi fundamental para o aprendizado e para o fortalecimento do programa. Percebemos que com pouco recurso é possível transformar nossas aulas em atividades lúdicas e educativas”, ressalta Vastil.
Para a coordenadora do Peti de Itabaiana, Andresa Menezes Oliveira, a satisfação não foi diferente. “Como em Itabaiana temos sete núcleos do Peti, é muito difícil haver integração entre as monitoras. Com a capacitação aqui na Seides a união e troca de experiências foi colocada em prática. Esse curso precisa acontecer periodicamente para que as equipes sejam capacitadas de forma continuada”, reforça Andresa.
Durante os dias de oficina, 830 técnicos do Peti foram capacitados e renovaram seus conhecimentos práticos e teóricos para a realização de atividades socioeducativas no serviço de convivência e no fortalecimento de vínculos com as crianças de 7 a 15 anos atendidas no Peti. A capacitação, que teve como tema “Marque um gol contra o crack: erradicando o trabalho infantil”, contou com a parceria da Secretaria de Estado da Educação, que disponibilizou profissionais de Educação Física para realizar palestras e atividades recreativas.
No evento os profissionais do Estado e municípios sergipanos aperfeiçoram seus conhecimentos e desenvolveram novas atividades para as crianças e adolescentes assistidas pelo Peti. A coordenadora Estadual do Peti, Maria de Fátima Leite, ressalta que Programa é uma ferramenta importante para enfrentar o uso de drogas, em especial o crack.
“Durante a capacitação, os participantes foram instruídos sobre a importância das atividades lúdicas, esportivas e socioeducativas, como importantes instrumentos para afastar as crianças e adolescentes das drogas. Acreditamos que com o novo caderno metodológico do Peti teremos experiências exitosas voltadas para o enfrentamento ao crack”, afirma Maria de Fátima.
Educação a favor da vida
A assistente social da Seides e gerente da Proteção Social Especial, Cláudia Cardoso, mobilizou os coordenadores a inscreverem os educadores e alunos do Peti no concurso Artístico e Cultural intitulado “A Educação a Favor da Vida e Contra o Crack”, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) em parceria com o Gabinete da Primeira-Dama do Estado.
O concurso objetiva provocar reflexão e mudança de atitudes na comunidade escolar no sentido de ampliar o conhecimento sobre o tema, discutir as causas e conseqüências do consumo de drogas de alta periculosidade. As inscrições vão até o dia 19 e o regulamento pode ser encontrado no site da Seed.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Coordenadores do Peti recebem certificados e avaliam oficina da Seides – A coordenadora do Peti de Itabaiana
- Andresa Menezes Oliveira (de amarelo)