[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Hoje pela manhã, 21, a secretária Municipal da Educação, Tereza Cristina Cerqueira, e seus assessores compareceram ao Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh), localizado no bairro Siqueira Campos, para apresentar aos coordenadores das 78 escolas da rede municipal a equipe de técnicos que atuará na nova gestão administrativa. Na ocasião, a secretária também pôde salientar os mecanismos de educação a serem utilizados pelos profissionais durante o ano letivo, além de alguns parâmetros que visam estreitar o relacionamento entre técnicos e educadores.

Os representantes dos Departamentos de Educação Básica e Gestão Escolar da Semed foram alguns dos destaques da reunião, cujas funções serão desempenhadas pelos técnicos Marcos Paulo de Oliveira e Maria José Guimarães. “Queremos unificar o trabalho da educação, estabelecendo relações profissionais conjuntas para a melhoria dos serviços disponíveis”, afirmou a diretora do Departamento de Ensino, Rosângela Cruz.

Para manter tal linha administrativa, foi estabelecido que as visitas periódicas dos educadores ao gabinete da secretária serão consideradas itens de suma importância no processo de gerenciamento das atividades educativas ministradas por eles.

“O caminho para o desenvolvimento de uma educação digna transpassa os processos burocráticos que tendem a ocupar amplo espaço de tempo. É preciso, sobretudo, acompanhar ativamente o cotidiano das unidades escolares, de forma a valorizar a experiência dos profissionais, considerando seus preceitos e estratégias”, destacou a secretária Municipal da Educação, Tereza Cristina Cerqueira.

Numa breve recapitulação de dados acerca da “História da Educação em Aracaju”, a secretária narrou o processo de expansão das escolas públicas na capital e no interior sergipano. A ênfase objetivou a compreensão do atraso educacional refletido pelo alto índice de repetência e evasão escolar, para a busca de melhorias consideráveis nos aspectos relacionados à educação municipal.

“Temos hoje no Brasil um panorama universalizado de escolas fundamentais, quadro que foi consolidado em Sergipe entre os anos 40 e 90. Nessa época o progresso quantitativo superava os demais, o que confirma a aparição de personagens como José Conrado de Araújo, responsável pela construção de 19 escolas na capital. O que ansiamos agora é a qualidade do ensino através da plena habilitação do aluno nas práticas da leitura e da escrita”, concluiu Tereza Cristina.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

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