[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O coordenador da Covisa/SMS/AJU, Pádua Pombo, vai a Brasília participar de duas importantes reuniões. A primeira, amanhã, dia 3, trata do programa da Anvisa, “Farmácias Notificadoras”, que tem como objetivo envolver o usuário e o comércio varejista de medicamentos na identificação de possíveis reações adversas e queixas técnicas relacionadas ao uso de medicamentos, ou seja, na fase de pós-comercialização.

A segunda reunião, dia 4, também muito importante, segundo Pádua, vai tratar da regulamentação da propaganda e publicidade de medicamentos e produtos sujeitos à vigilância sanitária, ambos os eventos acontecem na Câmara Setorial de Propaganda e Publicidade, da qual Pádua também é membro efetivo indicado pelo Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Aracaju é a primeira capital do Nordeste e a 5ª do Brasil a aderir ao programa, que deverá entrar em funcionamento ainda no mês de outubro, visto que diversas farmácias e drogarias já manifestaram interesse, tendo inclusive capacitado mais de 100 farmacêuticos para operacionalizar o sistema em seus espaços de trabalho.

As Câmaras Setoriais são instâncias de debate e de participação da sociedade na gestão pública. Participam delas, setores ligados a indústria, usuários, entidades de classe e profissionais da saúde, Conass, Conasems, Anvisa e representantes das empresas de comunicação e publicidade.

O projeto, que está sendo desenvolvido pela Anvisa em parceria com entidades representativas do setor de comunicação, discutirá também temas relacionados à responsabilidade social na mídia e na promoção de medicamentos.

Com a idéia de promover workshops para discutir com os profissionais de comunicação a importância da mídia na promoção dos medicamentos, o evento também pretende sugerir caminhos para a divulgação de informações corretas sobre consumo desses produtos.

Paralelo ao evento, está em fase de discussões pelo grupo de trabalho formado por entidades participantes da Câmara Setorial, o projeto de “Ações de Comunicação para Mobilização de Jornalistas e Publicitários”. Compõe os grupos, representantes do setor de comunicação como: a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner), Associação Nacional dos Jornais (ANJ), além da Federação Brasileira da Indústria Farmacêutica (Febrafarma), da Sociedade Brasileira de Vigilância de Medicamentos (Sobravime) e representantes das Universidades que participam do projeto Monitoria da Anvisa.

As reuniões terão como pauta:

A Propaganda de Produtos sem Registro e Propagandas na INTERNET – representantes dos Veículos de Comunicação apresentarão sugestões para o tema referente aos produtos sem registros e os demais farão contribuições para a fiscalização da Internet.

•Discussão sobre a forma de propaganda e publicidade nas rádios de freqüência AM
•Dano causado pela distribuição de brindes a profissionais de saúde
•Apresentação das propostas discutidas nos Seminários sobre Propaganda e Uso Racional de Medicamentos
•Avaliação dos Artigos das publicações científicas .
•Balanço das Consultas Públicas nº 83 e 84 de 2005, sobre propaganda de bebidas alcoólicas e de medicamentos
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