CONVITE À IMPRENSA – Solenidade em comemoração aos 90 anos do ITPS
Em cerimônia programada para esta quarta-feira, 3, o Instituto de Tecnologia e de pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) realiza a comemoração oficial pelos 90 anos da instituição, completados no último dia 27 de junho. O evento contará com a presença do governador em exercício, Jackson Barreto, e do secretário do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Saumíneo Nascimento. A data também celebra os resultados dos trabalhos desenvolvidos desde 2007 e das ações do Governo, as quais colocaram a pesquisa e inovação como pontos centrais para o desenvolvimento tecnológico e econômico de Sergipe.
O diretor-presidente José do Patrocínio Hora Alves, ressalta que o trabalho de modernização incrementou-se à trajetória da autarquia, iniciada como Instituto de Química Industrial em 1923. “A ação inicial de Graccho Cardoso (governador do Estado à época) até a modernização praticada no Governo Marcelo Déda, permitem muito que comemorar. A sensação é de dever cumprido, mas de uma estrada pela frente, com novas conquistas a serem realizadas. E sei que isso tudo também não teria sido possível sem a equipe de funcionários que faz parte do ITPS, sempre trabalhando pelo melhor”, destacou.
Entre essas ações de destaque está o trabalho em conjunto com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), do qual o ITPS é delegado estadual e integra a Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade Industrial (RBMLQ-I). A parceria reforça o objetivo de defender o consumidor ao fiscalizar os produtos industrializados que circulam em Sergipe. São realizadas diversas perícias, medições e verificações do que é produzido nas fábricas, desde instrumentos de medida como medidores médicos e de velocidade, até produtos em geral como eletrodomésticos, brinquedos e pneus, entre outros. Traduzida em números, as ações do Inmetro chegaram à marca de 37.712 verificações de instrumentos, 39.707 exames em produtos pré-medidos (sem a presença do consumidor) e 15.635 ações de fiscalizações em 2012. Até 2007, início do governo Marcelo Déda, os números eram de 3 a 4 vezes menores.
Outras parcerias da instituição afirmam a pesquisa científica, a exemplo das feitas junto a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade Tiradentes (UNIT). Segundo Patrocínio, a implantação do elo entre universidade, instituto de pesquisas e empresas atende as demandas da Política Nacional de Ciência e Tecnologia e posiciona a inovação como fator de desenvolvimento. “Acreditamos que um instituto de pesquisa não pode prescindir da parceria com as universidades, sob pena de não cumprir as suas novas atribuições e ainda, de correr o risco de envelhecer precocemente”, afirma o diretor-presidente.
Ao parabenizar os colaboradores do ITPS, o secretário da Sedetec, Saumíneo Nascimento, destaca também a importância das ações desenvolvidas pelo atual presidente Dr. José Patrocínio. “Trata-se de uma entidade que acaba de completar 90 anos de contribuição para o desenvolvimento da ciência em Sergipe, numa lógica da melhoria das condições de vida da nossa população. O instituto é um importante patrimônio de Sergipe e uma grande referência no país, sendo um dos institutos mais antigos nos trabalhos desenvolvidos. Vale destacar que o governador Marcelo Déda e o governador em exercício Jackson Barreto deram grandes contribuições para o crescimento das ações do Instituto durante este Governo”, conta.
Pesquisas e estrutura
Além das universidades sergipanas, a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) foi fundamental para projetos que retomaram as atividades de pesquisa nas áreas de química, bioquímica, energia e meio ambiente. As ações que as tornaram possíveis foram a fixação de pesquisadores-doutores no corpo de técnicos e a recuperação e modernização estrutural dos laboratórios, entre as quais de Água, Análise Foliar, Bromatologia, Ensaios Inorgânicos, Microbologia, Resistência de Materiais e Solos e Química Agrícola.
Deste último, o agrônomo Rivaldo Cordeiro Santos é o diretor de coordenação, e com a experiência de 32 anos de autarquia, define a importância da retomada às pesquisas em seu ramo. “Nesse tempo que estou aqui, o laboratório evoluiu muito, pois nunca quisemos ficar na retaguarda e trouxemos as interlaboratoriais, que controlam as amostras de solo de todo o Brasil. Depois vieram as acreditações, que nos deram mais credibilidade e as normas laboratoriais, que começaram a funcionar aqui há 3 anos e meio. Isso é uma evolução muito grande porque nosso padrão passa a ser internacional”, explicou.
Com a produtividade mais ágil e qualitativa, e as análises de amostras com aumento de 106% em relação a 2006, os laboratórios do ITPS despertaram o interesse e o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), que custearam com o Estado o processo de recuperação e creditaram os laboratórios de Água e Solos e Química Agrícola para as Redes de Prestação de Serviços Tecnológicos do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec), inserindo-os nas redes temáticas de Monitoramento Ambiental e Saneamento e Abastecimento de Água (Laboratório de Água). “Isso representa o reconhecimento formal da competência técnica dos dois laboratórios e suas atividades passam a ter aceitação internacional”, comemora Patrocínio.
Serviço
O quê – Solenidade em Comemoração aos 90 anos do ITPS
Quando – Nesta quarta, 3, a partir das 10h
Onde – Rua Campo do Brito, 371, Bairro São José. Auditório do ITPS
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- CONVITE À IMPRENSA Solenidade em comemoração aos 90 anos do ITPS – Fotos: Vieira Neto/Sedetec