[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O governador de Sergipe, Marcelo Déda, participa na manhã desta quarta-feira, 4, na cidade de Nossa Senhora da Glória, da abertura das Conferências Territoriais do Planejamento do Desenvolvimento Territorial Participativo de Sergipe (PDTP). O evento acontece às 8h, na sede da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), no município de Glória, sede do Território do Alto Sertão sergipano. Realizada pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), em parceria com as prefeituras, as conferências territoriais acontecem até 28 de julho, na cidade-pólo de cada um dos oito territórios.

Nessas plenárias, a população discute em grupos temáticos os problemas de sua cidade e aponta as ações e obras prioritárias que serão incluídas no Plano de Desenvolvimento. Após as conferências territoriais, o Governo realiza, em agosto, a Conferência Estadual do PDTP. Nesta fase final de elaboração do Plano, serão definidas as principais prioridades dos 75 municípios dos territórios do Sul Sergipano, Centro-Sul Sergipano, Grande Aracaju, Leste Sergipano, Agreste Central Sergipano, Baixo São Francisco Sergipano, Médio Sertão Sergipano e Alto Sertão Sergipano.

Conferência

O evento será aberto ao público, mas segundo o diretor da Superintendência de Desenvolvimento, Captação de Recursos e Programas Especiais  da Seplan, Carlos Hermínio Aguiar, somente os 84 delegados titulares eleitos nas audiências municipais terão direito a voto. Ou seja, só eles poderão apontar as prioridades do território, definindo as ações e os investimentos públicos que permitirão o desenvolvimento equilibrado e sustentável dos territórios sergipanos.

Para a secretária de Planejamento, Lúcia Falcón, é preciso levar as oportunidades de investimento, tanto em infra-estrutura social quanto produtiva, a todo o Estado. "A identidade que une as pessoas e municípios de um território deverá facilitar essa integração e aumentar a sua força de reivindicação, tanto perante o Estado quanto perante a União", reforçou Lúcia Falcón.

Território

Formado por sete municípios, Canindé do São Francisco, Gararu, Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora de Lourdes, Poço Redondo e Porto da Folha, o Território do Alto Sertão detém 15,2% do Produto Interno Bruto (PIB) sergipano. O território também apresenta forte exclusão social e um índice elevado de mortalidade Infantil.

Serviço

O quê: Abertura das Conferências Territoriais do Planejamento do Desenvolvimento Territorial e Participativo

Quando: Quarta-feira, 4, às 8h

Local: Sede da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) em Nossa Senhora da Glória

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.