[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Em uma parceria que visa desenvolver ações de inovação no Estado, a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) – instituição vinculada a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedetec) – e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Sergipe (Sebrae/SE) assinaram um convênio de cooperação técnica e financeira para desenvolverem o Projeto de Suporte ao Sistema Local de Inovação, com ênfase nos Agentes Locais de Inovação.

O Projeto tem com objetivo captar as demandas relacionadas à inovação junto às micro, pequenas e médias empresas. O intuito dessa medida é classificar e divulgar tais demandas e, assim, construir planos de ações em conjunto com instituições que possam promover soluções para os problemas encontrados. Para tanto, o Sebrae irá selecionar (através de edital) e capacitar 30 Agentes Locais de Inovação, bolsistas que atuarão na conscientização e sensibilização de empresários, apontando a importância estratégica da inovação nos processos produtivos, nas técnicas de marketing e nas revisões organizacionais.

Ao todo, serão investidos no convênio aproximadamente R$ 1,8 milhão e serão beneficiadas as seguintes cadeias produtivas: Construção Civil, Têxtil-Confecção, Madeira e móveis, Saúde e Alimentos, em 15 municípios do Estado. A intenção do Projeto é atuar em 1.500 empresas no período de dois anos e montar um banco de dados – Banco de Apoio as Ações Setoriais (BASE) – que classifique, de acordo com o grau de dificuldade, as demandas setoriais captadas pelos Agentes Locais de Inovação.

Para o diretor técnico da Fapitec, Marcelo Mendonça, parcerias como estas trazem benefícios que só contribuem para o desenvolvimento econômico e social do Estado. “O convênio firmado entre o Sebrae e a Fapitec amplia recursos financeiros atendendo a demandas locais, o que reflete diretamente no crescimento do Estado e abre um leque para novas parcerias”, destacou o diretor técnico.

Acesso às informações

A conscientização sobre a importância da inovação está diretamente ligada ao acesso às informações. Por um lado, não se conhecem os detalhes dos problemas que as empresas têm, uma vez que são bastante distintos de acordo com o setor de atividade. Por outro, também não se conhecem as soluções já disponíveis, que poderiam ajudar a diagnosticar o estágio de inovação e os possíveis problemas das empresas.

A partir desta demanda, o Projeto tem como finalidade aproximar as pequenas empresas de instituições de pesquisa e redes tecnológicas que detenham o conhecimento para promoverem as correções e adequações necessárias. Neste contexto, o Sebrae busca parceria com a Fapitec por compreender que esta Fundação, ao longo dos anos, desenvolveu a partir de editais diversos projetos que visam fomentar a inovação no setor produtivo de empresas sergipanas.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.