Controladoria integrará Rede de Controle para combate à corrupção
Com o objetivo de ampliar e fortalecer continuamente os mecanismos de prevenção e combate à corrupção no Estado de Sergipe, a Controladoria Geral do Estado (CGE) assinará na próxima sexta-feira, 18, um acordo de Cooperação Técnica para aderir à Rede de Controle da Gestão Pública.
A Rede de Controle é uma iniciativa nacional para fortalecer a integração entre órgãos que atuam no controle da administração. A Rede foi lançada em Brasília, em março deste ano, e a articulação nos estados tem sido feita durante todo o ano. Em cada um deles, novos parceiros unem-se para tornar o combate à corrupção mais intenso. Sergipe já é o 15º estado a assinar o acordo.
Além de viabilizar a atuação coordenada e a troca de informações entre os integrantes, a Rede também propõe o fortalecimento do controle social como forma de atuação preventiva no combate à corrupção, desenvolvendo instrumentos para conscientização, estímulo e colaboração da sociedade.
O Fórum é aberto a qualquer interessado. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas antecipadamente pela internet, no portal do TCU ou no local do evento.
Ações
Desde 2007, a CGE tem realizado trabalhos em conjunto com outros órgãos – a exemplo do Termo de Cooperação Mútua assinado com a CGU – e recentemente firmou outro Acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), através do Departamento de Crimes contra a Ordem Tributária e Administração Pública.
Outras medidas também foram adotadas através de ações diretas, como o estímulo à participação popular no acompanhamento das ações do Governo, no sentido de assegurar a melhoria da qualidade dos serviços que o Estado presta à sociedade. E para isso a CGE criou o programa ‘Caravana da Cidadania’, que já percorreu os 75 municípios do território sergipano.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]