Contadores de histórias para crianças fazem apresentações no Museu da Gente Sergipana
Grupos de contadores de histórias vão se apresentar para o público infantil a partir desta terça-feira, 8, e na quarta-feira, 9, dentro das programações idealizadas pelo Instituto Banese para comemorar a Semana da Criança no Museu da Gente Sergipana. As apresentações serão realizadas no átrio do Museu, em dois horários (11h e 15h30), e com entrada gratuita. O objetivo é incentivar a leitura e trabalhar a imaginação e a criatividade das crianças, resgatando a arte milenar de contar histórias.
Durante os eventos, serão recebidos no Museu da Gente Sergipana os contadores de histórias Luciano Batista de Góis, ator e professor, e Anna Cristina Araújo de Souza, pedagoga e professora de teatro. Além deles, também participarão das apresentações o grupo Prosarte de Contadores de Histórias e o Projeto Geladeira Cultural.
O Grupo Prosarte, criado em 2004, atua em escolas, bibliotecas, hospitais, asilos, universidades, teatro e museus, contando histórias tradicionais de encantamento, lendas, causos de visagens e assombrações do interior sergipano, recheando suas apresentações com músicas infantis.
Já o projeto Geladeira Cultural, é desenvolvido pelo Centro Comunitário Sócio Cultural do município de Barra dos Coqueiros. Ele funciona através do trabalho de jovens que recuperam e pintam geladeiras antigas, colocam livros dentro delas e as oferecem para instituições de ensino. Segundo a diretora do Centro, Lanya Ribeiro, o objetivo do projeto é conscientizar a população, através da educação ambiental, valorizando e levando conhecimento através da leitura.
As apresentações dos contadores de histórias fazem parte das promoções que estão sendo realizadas pelo Instituto Banese para comemorar a Semana da Criança no Museu da Gente, que fica na Avenida Ivo do Prado, 398, no centro de Aracaju.
Denominadas de ‘Tempo de Criança no Museu da Gente’, as programações contam com o apoio cultural do Café da Gente e trazem ainda entre as suas atrações Cortejo Naval e Terrestre, Lambe Sujo Mirim (Laranjeiras), Grupo Flor do Mangue, Grupos Infantis da Sociedade Filarmônica Nossa Senhora da Conceição (Itabaiana) e o Grupo Musical A Casa do Zé, além da apresentação da peça de teatro infantil “Zé, o menino que queria ser peixe”, do grupo Stultífera Navis.
Veja, a seguir, a programação completa dessas atrações:
Dia 8 (terça-feira)
Contadores de histórias
Geladeira Cultural
Horário: 11h e 15h30
Local: átrio do Museu
Dia 9 (quarta-feira)
Contadores de histórias
Geladeira Cultural
Horário: 11h e 15h30
Local: átrio do Museu
Dia 10 (quinta-feira)
Museu da Gente em Cortejo Naval e Terrestre – Samba de Coco e Reisado e grupos infantis da Barra dos Coqueiros
Horário: 9h
Percurso: Barra dos Coqueiros-Aracaju (to-to-tó), Porto do Mercado Central ao MGS, via Calçadão da João Pessoa
Dia 10 (quinta-feira)
Teatro Infantil: “Zé o menino que queria ser peixe”
Horário: 15h30
Local: átrio do Museu
Dia 11 (sexta-feira)
Teatro Infantil: “Zé o menino que queria ser peixe”
Horário: 15h30
Local: átrio do Museu
– Cultura Popular:
Lambe Sujo Mirim (Laranjeiras)
Horário: 16h30
Local: Estacionamento do Museu
– Música:
Grupo Flor do Mangue
Grupos infantis da Sociedade Filarmônica N. Sra. da Conceição
A Casa do Zé
Horário: 17h
Local: Estacionamento do Museu
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Contadores de histórias para crianças fazem apresentações no Museu da Gente Sergipana – Cartaz: Divulgação/Instituto Banese