Consulta pública para criação de Unidade de Conservação na Mata do Junco será 3ª feira
Na próxima terça-feira, 13, acontece a consulta pública para a criação de uma Unidade de Conservação da Natureza na Mata do Junco. O evento, organizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), acontecerá durante todo o dia, na sede da Associação Atlética Banco do Brasil, em Capela. O objetivo é apresentar o projeto de criação da Unidade de Conservação, fornecendo elementos à população local, ONG’s ambientais e outras entidades interessadas.
Segundo a superintendente de Áreas Protegidas, Biodiversidade e Florestas da Semarh, Valdineide Santana, além da consulta obrigatória, definida pela Lei Federal nº 9.985/2000 e pelo Decreto nº 4.340/2002, a Secretaria vai realizar uma Consulta Juvenil, às 15h, na AABB. A finalidade é permitir que o jovem atue como protagonista na luta pela proteção do patrimônio ambiental de Sergipe, fortalecendo o sentido de responsabilidade cidadã e de envolvimento na defesa do Refúgio de Vida Silvestre, prestes a ser criado.
Segundo Valdineide, estudos constaram que o melhor local para a unidade de conservação é o Refúgio de Vida Silvestre, pois, além da proteção do macaco-guigó (espécie de primata ameaçado de extinção), a localização facilita o ordenamento ao acesso dos recursos naturais. O Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco terá como objetivos básicos proteger a Mata Atlântica e seus recursos naturais, em especial as nascentes do Riacho Lagartixo, garantindo condições para a existência do guigó e a realização de pesquisas científicas, educação ambiental e ecoturismo.
Para o secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Márcio Macedo, os impactos de criação dessa Unidade de Conservação são positivos para Sergipe, pois será a primeira unidade de proteção integral voltada para a conservação do guigó e dos mananciais de água potável. Segundo Macedo, o que ficar acordado na audiência pública será encaminhado ao governador Marcelo Déda para sua aprovação.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente, o governador, aprovando as propostas, transformará em projeto de lei a criação da unidade de conservação da Mata do Junco e encaminhará para a Assembléia Legislativa para aprovação.
"A conservação da Mata do Junco é uma contribuição que o Governo do Estado está dando para combater o efeito estufa e o aquecimento global. Além disso, existe um aspecto cultural e efetivo que o povo de Capela tem pela mata", disse Márcio Macedo.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]