[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Desde o dia 15 de agosto, quando foi implantado pela SMASC – Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania -, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais vem se consolidando para assegurar os direitos das pessoas com deficiência. Através dele, 24 entidades governamentais e não-governamentais irão facilitar o acesso dos deficientes aos bens e serviços coletivos. “O Conselho representa uma vitória para os portadores de necessidades especiais. Ele é um meio para fortalecer as garantias dos portadores de deficiência, cobrando legalmente da sociedade a sua cidadania”, explicou a conselheira e coordenadora da Divisão de Atendimento aos Portadores de Necessidades Especiais da SMASC, Fátima Diniz.
De acordo com a coordenadora, o Conselho está se organizando para atuar junto ao poder público e em todas as instituições que atendam os portadores de deficiência. O primeiro passo já foi dado no último dia 18 de setembro, com a escolha para a presidência do conselheiro Clóvis Ozanar Correia, representante do Poder Judiciário. Na vice-presidência ficou a conselheira Maria da Conceição Santos, representante da Sociedade de Ensino e Reabilitação Rosa Azul.
Segundo Fátima Diniz, até o final do ano será elaborado o Estatuto Interno do Conselho. “Nele vamos definir, entre outras coisas, a formação da diretoria, a gestão de recursos e a equipe de profissionais que dará suporte ao público”, afirmou a conselheira. Para quem quiser ter maiores informações de como utilizar os serviços oferecidos pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas Portadores de Necessidades Especiais é só ligar para o telefone 3179-1351 (Sala dos Conselhos) e falar com Hedilainy.
As instituições que compõem o conselho são: SMASC, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Planejamento, Secretaria Municipal de Administração, Secretaria Municipal de Educação, Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes, Secretaria Municipal de Governo, Secretaria de Comunicação, Empresa Municipal de Obras e Urbanização, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito, Poder Judiciário, Câmara Municipal, Associação dos Surdos de Sergipe, Instituto Pedagógico de Apoio à Educação dos Surdos de Sergipe, Associação dos Deficientes Visuais de Sergipe, Associação de Deficientes Motores de Sergipe, Associação Sergipana de Equoterapia, Sociedade de Ensino e Reabilitação Rosa Azul, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Centro de Atenção Psico Social Artur Bispo do Rosário, Associação dos Portadores de Epilepsia, Very Special Art’s -U.S.A/Sergipe e a Universidade Tiradentes.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.