Conselho Municipal dos Direitos da Mulher realiza diversas atividades comemorativas ao 8 de março
Na última segunda-feira à tarde foram entregues panfletos no Centro da capital, como forma de mobilizar a população quanto à violência contra a mulher. Na terça-feira, dia 6, diversas organizações de mulheres realizaram uma exposição de materiais produzidos por elas mesmas, como artesanatos, oficinas, além de atividades de dança e outros trabalhos voltados à mulher.
Na parte da noite aconteceu o seminário intitulado ´Acorda Mulher´, na Sociedade Semear, contando com a participação de representantes da delegacia da mulher e das secretarias municipais, que fizeram palestras sobre as políticas públicas da PMA direcionadas à mulher. Na ocasião, a deputada estadual Tânia Soares falou sobre ações em defesa da mulher. Ela é autora da lei de notificação compulsória, que permite que médicos, assistentes sociais e enfermeiros que atendam mulheres vítimas de violência preencham um boletim de ocorrência e o enviem diretamente para delegacia da mulher.
Já na manhã de hoje, 8 de março (Dia Internacional da Mulher), foi realizada a caminhada ´Acorda Mulher´, que saiu da colina do Santo Antônio em direção ao mercado municipal. Ao passar pela rua de São João, elas participaram da inauguração do Centro de Referência e de Assistência à Mulher Vítima de Violência, que contou coma presença do prefeito Edvaldo Nogueira. Segundo a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Ivânia Pereira, o principal objetivo da caminhada é mostrar que é preciso denunciar qualquer tipo de violência, em especial contra a mulher.
“Queremos alertar sobre todos os problemas que acarretam a violência contra mulher. Temos que acordar para o que acontece”, alerta a presidente, ressaltando que durante esta semana foi divulgado o disque-denúncia contra a violência, que é o 180. “Uma vida sem violência é um direito das mulheres, por isso toda a sociedade tem que banir de nossa sociedade a violência”, destaca Ivânia Pereira.
Diversas secretarias municipais estão participando dos eventos alusivos à semana da mulher, além de representantes do fórum de Mulheres Negras, Federação de Mulheres, Federação das Mulheres Separadas, Sindicato das Empregadas Domésticas, Casa das Domésticas, Federação de Associações de Moradores entre outras entidades.
Veja mais…
Prefeitura de Aracaju homenageia mulheres com Troféu Núbia Marques[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]