Conselho Municipal de Assistência Social e Semasc trazem para Aracaju renomados especialistas para discutir política de assistência do país
A programação completa ainda está em discussão no Conselho Municipal de Assistência Social, mas alguns pontos já foram definidos. Com o tema ´Compromissos e Responsabilidades para Assegurar Proteção Social Pelo Sistema Único da Assistência Social (SUAS)´, a Conferência Municipal trará para Aracaju renomados profissionais e representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome (MDS) e do Conselho Nacional de Assistência Social para ministrar palestras sobre a assistência social enquanto política pública de direito.
Os trabalhos serão iniciados na manhã do dia 8, com participação de Ademar de Oliveira Marques, membro do Conselho Nacional de Assistência Social, que fará uma abordagem sobre o tema central da Conferência Municipal deste ano. Na parte da tarde, os debates acontecerão em torno do tema ´Dois anos de implementação do SUAS no município de Aracaju´. A abordagem será feita pela secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania de Aracaju (Semasc), Rosária Rabelo, que preside o Colegiado Estadual de Gestores da Assistência Social em Sergipe (Coegemas), com participação da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Lizandra Vieira de Oliveira, e do secretário Municipal de Assistência Social de Arauá, Valdiosmar Vieira Santos, que é o vice-presidente do Coegemas/SE.
Já no dia 9, a Conferência Municipal de Assistência Social trará para Aracaju a diretora do Departamento de Gestão do SUAS do Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome (MDS), Simone Albuquerque, que fará uma reflexão sobre a implantação do Sistema Único da Assistência Social no país, enfocando o tema ´Dois Anos de Implementação do SUAS: Panorama Nacional´.
Para preparar a comunidade dos bairros de Aracaju e eleger os delegados que participarão da Conferência Municipal, o Conselho Municipal de Assistência Social e a Semasc continuam realizando as Pré-Conferências Municipais. A terceira foi realizada ontem no bairro Santa Maria, um evento que mobilizou a comunidade do bairro e adjacências. O Santa Maria faz parte da área de abrangência do Primeiro Distrito de Aracaju, mas recebeu atenção especial com a realização de uma Pré-Conferência exclusiva, tendo em vista o alto índice de participação da comunidade na Conferência Municipal realizada no ano passado. “Tivemos uma grande participação dos moradores desse bairro e resolvemos fazer uma Pré-conferência apenas com esta comunidade para que possamos interagir ainda mais com essas pessoas”, destacou a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Lizandra Vieira de Oliveira.
Desta comunidade, foram escolhidos 33 delegados, sendo 17 representantes da sociedade civil, vinculados a Organizações Não Governamentais (Ong´s) e 16 de organizações governamentais. Os demais bairros situados na área de abrangência do Primeiro Distrito participarão da Pré-Conferência a ser realizada na tarde de amanhã, dia 25, no Conjunto Augusto Franco.
Discussões em grupo, sugestões de melhorias na aplicação dos serviços executados pela Semasc são abordados durante as Pré-conferências, além da comunidade tomar conhecimento de todos os serviços que são oferecidos nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) espalhados na capital sergipana. “Isso é importante porque aproxima ainda mais as pessoas e fazem com que elas tomem conhecimento de tudo que é executado nos CRAS”, completou Lizandra Vieira de Oliveira.
A população atendeu ao chamado do Conselho Municipal da Assistência e da Semasc e estão comparecendo em peso nas Pré-Conferências. Participam dos debates representantes do Conselho Municipal de Saúde, agentes de saúde, assistentes sociais, representante da Comunidade Católica, da Secretaria Municipal de Educação, da Fundação Municipal do Trabalho, equipe técnica dos CRAS e lideranças comunitárias.
No Santa Maria, os presentes ressaltaram a importância do momento para a comunidade. “É um momento importante porque esclarece muitos assuntos para a comunidade que não tem o conhecimento, como os cursos que acontecem no CRAS, fazendo com que os moradores fiquem mais próximos do poder público”, explica Maria Ivânia Pereira do Nascimento, educadora social do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).
As lideranças comemoram a oportunidade de discutir com o poder público a política de assistência social. “É muito importante porque podemos elencar uma série de problemas no dia a dia e ajuda ao CRAS a repensar novos métodos de ação, que venham satisfazer nossa comunidade, tendo em vista que existe uma demanda muito grande e somente em encontros como este podemos dar viabilidade às ações”, ressaltou José Gomes Santos, o Russo, presidente da União das Associações de Bairros de Aracaju (UABA). De acordo com ele, a Semasc é uma grande aliada na luta pelas melhorias dos serviços no bairro. “A Semasc é uma parceira muito forte da comunidade e essa gestão está devolvendo a nossa dignidade”, completou.
Para a agente de saúde Marluce Batista Santana, a Pré-conferência é um encontro que serve de alicerce para a construção da cidadania. “Mostra realmente a necessidade das pessoas, que têm oportunidade de apontar suas dificuldades, além de esclarecer os direitos de cada um”, disse. “É desta forma que ficamos sabendo de todas as ações do CRAS, além de aproximar nossa relação com o poder público”, destacou a dona de casa Adriana dos Santos Conceição, aluna do curso de Higiene e Beleza promovido no CRAS Santa Maria pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania por meio do Programa de Inclusão Produtiva.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]