[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Conselho Estadual de Saúde (CES) realizou na tarde desta quarta-feira, 16, no auditório da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), a 31ª Reunião Extraordinária. Três temas nortearam a reunião: a prorrogação do mandato dos conselheiros de saúde, a constituição da comissão de reforma do Regimento Interno do CES e da comissão que fará parte das conferências municipais previstas para o decorrer do ano.

Sobre a prorrogação do mandato dos conselheiros, o coordenador do núcleo de Gestão Estratégica e Participativa (Nugep) da Secretaria de Estado da Saúde (SES), José Dias Júnior, explicou que está sendo programada uma nova eleição. “Eles terão que combinar uma data para a eleição, pois este ano o CES irá realizar várias conferências e atividades”, disse Dias.

Já a constituição da comissão de reforma do Regimento Interno do CES será realizada para fazer uma análise minuciosa nos artigos que compõe o regimento. “O regimento será alterado para que aconteçam melhorias na estrutura do CES e terá como parâmetro a lei estadual 6.300/2007 que regulamenta o conselho em Sergipe”, informou o coordenador.

Para o secretário de Estado da Saúde e presidente do CES, Antônio Carlos Guimarães, é importante a apresentação da análise do Regimento do Conselho durante os fóruns. “Depois da análise do Regimento Interno do CES, é imprescindível realizarmos a apresentação a todos os conselheiros”, afirmou Guimarães.

Sobre as conferências, Dias explicou que pela primeira vez está havendo mobilização para que sejam realizadas nos 75 municípios e para isso, é importante o diálogo com os conselheiros estaduais. “Os membros do CES acompanharão os fóruns municipais para que aconteça um diálogo entre os conselhos municipais de saúde, CES e SES”, concluiu o gestor.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.