[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Aprovada no plenário da Assembléia Legislativa de Sergipe e sancionada pelo governador Marcelo Déda, a Lei do Livro e Leitura pretende contribuir para fomentar a leitura no estado. Na próxima terça-feira, 7, será realizada uma sessão especial no Conselho Estadual de Cultura, às 16h, localizado na Biblioteca Pública Epifânio Dória, para instalação do Dia do Livro. A sessão terá homenagens a Epifânio Dória, importante nome na política de livro em Sergipe, e posse dos novos conselheiros de Cultura. Haverá ainda a apresentação dos termos da Lei pelo secretário de Estado da Cultura, Luiz Alberto dos Santos.

A Lei do Livro e Leitura tem como objetivo fomentar o desenvolvimento cultural, a criação artística e literária, reconhecendo o livro como instrumento para a formação educacional, social e manifestação social do estado. Desta forma, pretende apoiar programas de incentivo à literatura desenvolvidos pelo Estado e municípios, além do estímulo à produção editorial sergipana, incentivo à produção de autores sergipanos, bem como a preservação do patrimônio literário, bibliográfico e documental de Sergipe.

Na opinião do secretário de Estado da Cultura, Luiz Alberto dos Santos, a lei representa uma mudança radical na política do livro e da leitura em Sergipe. “Toda lei está relacionada à cadeia produtiva do livro. Desde o escritor, passando pelas editoras, gráficas, bibliotecas até chegar ao consumidor, que é o leitor” explicou o secretário.

Luiz Alberto ressaltou ainda que o Governo do Estado, por meio das Secretárias de Educação e Cultura, atuarão através de mecanismos para facilitar a distribuição e incentivo à produção literária e editorial em Sergipe. Desta forma, será mais fácil a implantação de feiras, bienais, e também a discussão sobre os locais destinados aos livros.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.