Conselho Estadual de Cultura promove palestra sobre folclore
Numa forma de celebrar o mês do folclore, o Conselho Estadual de Cultura também elaborou uma programação especial. Na tarde de terça-feira, 16, a entidade dedicou sua reunião semanal a uma importante palestra sobre as riquezas da cultura popular sergipana.
A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, ficou contente com a realização do debate e lembrou que que o conselho é uma entidade fundamental na cultura sergipana, sendo responsável pela aprovação de inúmeros projetos elaborados pela Secult. “Esse parêntese aberto na semana do folclore foi muito importante, pois enriquece consideravelmente a vida cultural sergipana e acrescenta ainda mais na bagagem cultural dos conselheiros e do público que esteve presente”, assegurou.
Ministrando a palestra, a conselheira e secretária de Cultura de São Cristóvão, Aglaé Fontes, falou sobre o patrimônio imaterial, mais especificamente a questão infantil. Entoando canções lúdicas que contagiaram os presentes, a historiadora falou um pouco sobre suas pesquisas na área. “Fiquei muito honrada com o convite e acho que essa é uma oportunidade muito boa. Falar de cultura na semana em que ela tem tanto destaque, que é a semana do folclore, é sempre um grande prazer”, explicou.
Aglaé defende que discutir a cultura é sempre muito importante. “Sempre falei muito dos folguedos, mas ultimamente tenho focado no mundo lúdico e descoberto as riquezas das cantigas, manifestações e a oralidade infantil. Foi isso que busquei dividir com meus colegas hoje e gostei muito do resultado”, completa. Para os demais conselheiros culturais do Estado, a oportunidade de discutir o patrimônio imaterial foi extremamente válida.
O historiador e membro do Conselho Estadual de Cultura, Luiz Fernando Soutello, afirma que conhecer profundamente temas como os que foram apresentado nesta tarde complementa a bagagem dos conselheiros, contribuindo para o fortalecimento da cultura como todo. “Ao discutirmos patrimônio imaterial podemos instrumentalizar o conselho para discussões mais consistentes na área. Já analisamos outros temas, apresentados por outros companheiros, e hoje pudemos conhecer, na semana do folclore, mais esta peculiaridade da cultura popular sergipana”, finaliza.
Participaram da reunião os conselheiros Antonio Amaral, Augusto Barreto, Ana Medina, Ana Conceição e Lu Spinelli. Também estiveram presentes o secretário de cultura de Laranjeiras, Irineu Fontes e outros entusiastas da cultura popular sergipana.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Conselho Estadual de Cultura promove palestra sobre folclore – Fotos: Fabiana Costa/Secult