Conselho Estadual de Cultura festeja 45 anos nesta quinta, 13
Em 2012, o Conselho Estadual de Cultura, órgão que fiscaliza e dá aval a algumas ações da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), completa 45 anos de fundação. Para celebrar a data, foi elaborado um grande dia de comemorações, que incluem a abertura de exposição que retrata a trajetória da Instituição, apresentações musicais e entrega de certificados a pessoas de relevância para o Conselho ao decorrer desses anos.
As comemorações acontecerão nesta quinta-feira, 13, a partir das 19h na Biblioteca Pública Epifânio Dória. Segundo o secretário-geral do conselho, Luiz Fernando Soutelo, a idéia da comemoração surgiu do colegiado. “Através de um evento assim, nós conseguimos resgatar a trajetória do Conselho nesses 45 anos de história, afinal ele é o órgão mais antigo em vigor até hoje, do poder executivo”, lembra.
Histórico
O Conselho Estadual de Cultura foi fundado em 1968, pelo então governador Lourival Baptista. A partir de então passou a organizar-se administrativamente e discutir ações para a cultura sergipana. À época, Sergipe ainda não havia despertado para as atividades culturais, a quais ficavam a cargo das instituições privadas.
Entre as principais realizações do Conselho estão a criação do Encontro Cultural de Laranjeiras, Encontro Cultural de Estância, apoio ao surgimento do Seminário do Gado e do Couro, Encontro Cultural de Propriá, apoio a vários eventos culturais, oficiais ou patrocinados pela iniciativa privada; defesa do acervo cultural do Estado; organização do Calendário Cultural de Sergipe e a apreciação de obras publicadas pelo Poder Público Estadual.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Conselho Estadual de Cultura festeja 45 anos nesta quinta
- 13 – Fotos:Ascom/Secult