Conselho Estadual de Cultura aprova restauro de peças no MHS
Na tarde da última terça-feira, 13, durante uma importante reunião entre o Conselho Estadual de Cultura (CEC) e diretores da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), foi aprovado o Projeto de Conservação e Preservação da Coleção Jenner Augusto do Museu Histórico de Sergipe, um acervo que conta com 17 telas de grandes artistas sergipanos e de outras regiões do país, incluindo obras importantes do próprio Jenner.
O projeto visa o desenvolvimento de uma ação emergencial de preservação e conservação da coleção doada por esse grande artista sergipano que foi Jenner Augusto, e que está sob a guarda do Museu Histórico de Sergipe, além de um levantamento dessas obras através de um inventário.
Segundo a coordenadora de museus da Secult, Sayonara Viana, que na ocasião apresentou o projeto, o restauro e a conservação dessas obras dará ainda mais vida às exposições permanentes do museu. “Jenner sempre foi um artista muito visionário e quando doou essas peças ao Museu queria trazer para Sergipe o Modernismo que ele via se desenvolver em outras partes do país, e até então não havia sido trazido para Sergipe, por conta da resistência que havia por aqui”, explica.
O trabalho será dividido em algumas etapas. A primeira delas diz respeito ao restauro de cinco obras, sendo três em papel (‘Descimento da Cruz’, de Raimundo Oliveira; ‘Presente de Yemanjá’, de Tereza D’Amico; e ‘Maternidade’, de Carybé) e duas em telas (‘Madolaine’, de Samson Flexor e ‘Nossa Senhora da Vitória’ de Roberto Montenegro), além da limpeza das outras 12 obras da coleção. Os serviços de restauro incluem troca de moldura, limpeza mecânica, aplicação de verniz, entre outros.
Vale ressaltar que outro ponto importante deste projeto que foi submetido à aprovação do Conselho Estadual de Cultura, diz respeito a elaboração e produção de um projeto expográfico para essas obras e de um catálogo em comemoração aos 52 anos do Museu Histórico.
O secretário da Cultura em exercício, Marcelo Rangel, esteve presente na reunião e reforçou a explanação da coordenadora de museus sobre a importância desse projeto para a conservação do acerto existente no MHS. “Nosso trabalho na Secult é o de dar prioridades de acordo com as necessidades que vamos sentindo, buscando parceiros e alternativas para tocarmos nossos projetos e modernizar nossos museus”, reforçou.
Cinema para todos
Durante a reunião, outro projeto para área da cultura foi aprovado. Trata-se do Cinema para Todos, que chega à segunda edição e, desta vez, abrange três ações muito importantes para a cena. O primeiro deles é a segunda edição do Edital de Apoio a Produção de Obras Audiovisuais Digitais e de Curta Metragem, que irá beneficiar cinco projetos audiovisuais nas categorias de ficção, documentário e animação.
Além do edital, o projeto prevê ainda a aquisição de equipamentos de som e iluminação para a sala de projeções Cândida Ribeiro, localizada no Centro de Criatividade, e uma justa homenagem ao renomado cineasta sergipano, Wilson Nunes da Silva.
Segundo o coordenador de música e de audiovisual da Secult, Edézio Aragão, a segunda edição do edital está mais formatada e mais madura, atendendo as reivindicações dos realizadores sergipanos. “O primeiro edital foi realizado através de várias conversas que foram mantidas com a classe, e neste segundo, mantivemos este perfil, estreitando ainda mais as relações entre o Governo e os realizadores, e produzindo um edital que atendesse às suas necessidades, mas que também fosse adequado ao poder público”, destacou Aragão.
Ele ressaltou durante sua apresentação que, através das conversas com o fórum, várias adequações foram feitas ao edital, principalmente no que diz respeito ao processo de avaliação dos trabalhos, que nesta edição contará com uma defesa oral por parte dos proponentes e o aumento do tempo da obra, que passa que no primeiro edital era de apenas 15 minutos e neste segundo será de 30 minutos.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Conselho Estadual de Cultura aprova restauro de peças no MHS –